Entenda a paralisia do sono – quando você está deitado e não consegue se mover

Você já passou pela situação de estar dormindo, mas em estado de lucidez, e tenta se mover mas não consegue? E quanto mais você se esforça para se mexer, menos consegue e mais paralisado fica?

Eu já tive diversas vezes esta experiência, e não é nada agradável. E até poucos dias atrás não imaginava que outras pessoas também passam por isso de vez em quando. Mas felizmente (?) isso é um fenômeno relativamente comum e acontece com muita gente. Trata-se da paralisia do sono ou catalepsia projetiva.

Acontece, obviamente, durante o sono, como forma de evitar que o corpo se mova durante os sonhos. É um fenômeno natural que ocorre todas as noites, embora seja raramente notado pela própria pessoa enquanto se dorme. Momentos antes da mente despertar, a paralisia cessa. Por isso, raramente se tem consciência da sua existência. Se, porventura, a mente despertar antes do mecanismo de paralisação ser desativado, ocorre a consciência da paralisia do sono.

Esta consciência pode ser muito perturbadora, pois o indivíduo dá por si mesmo completamente paralisado, incapaz de mover os membros, tendo uma sensação de agonia e de impotência muito fortes. A mente ainda está atravessando um período de transição entre o estado de sono e o estado de vigilia (ou vice-versa) e nessa altura podem surgir alucinações hipnagógicas: presença de uma pessoa, ouvir vozes ou sons, sensação de flutuação ou de sair do próprio corpo, imagens de pessoas, visualização de objetos, sensação de ver ao seu redor mesmo tendo os olhos fechados etc.

Tanto as alucinações como a própria paralisia são inofensivas, existindo quem aproveite esta fase para induzir sonhos lúcidos ou alucinações agradáveis, e acontecem ocasionalmente, como resultado de uma má alimentação, maus hábitos de sono, estresse etc. Por vezes, podem indicar a existência de um outro problema maior, como, por exemplo, a narcolepsia.

Ao fim de algum tempo (que pode variar de alguns segundos até cerca de três minutos), a paralisia cessa e o corpo readquire capacidade de se mover novamente. Um dos conselhos mais usuais é ficar parado, respirando lentamente e esperar que passe. Enquanto se concentra na respiração, a mente divaga e quando menos espera o corpo deixa de estar paralisado. Pode-se tentar mover um dedo e lentamente mover o resto da mão, do braço, até que todo o corpo se mova. Outra técnica popular é piscar várias vezes, ou fechar os olhos fazendo um pouco de força. De qualquer dos modos, o corpo acabará por “desativar” a paralisia.

Estima-se que até 60% da população mundial já tenha passado por essa experiência pelo menos uma vez na vida. Em algumas culturas, isso significava pré-disposição ao xamanismo e contato com o mundo dos espíritos.

Possíveis causas

A paralisia do sono acontece durante o período de sono REM, o que previne assim movimentos corporais. Muito pouco se sabe sobre a fisiologia da paralisia do sono. Entretanto, já foi sugerido que ela pode estar relacionada à inibição pós-sináptica de neurônios motores na ponte do tronco cerebral. Particularmente, níveis baixos de melatonina podem interromper a despolarização em atividade nos nervos, a qual previne o estímulo dos músculos. Essa melatonina está ligada ao consumo excessivo de bananas em um certo horário do dia, entre 14h e 20h ou pelo menos 5 horas antes de dormir ou 3 horas depois de acordar.

Vários estudos concluíram que a maioria das pessoas experimentará a paralisia do sono pelo menos uma ou duas vezes em suas vidas.

Muitas pessoas que frequentemente passam pela paralisia do sono também sofrem de narcolepsia. Alguns estudos sugerem que existem vários fatores que aumentam a probabilidade da ocorrência de paralisia do sono e de alucinação. Eles incluem:

– indução consciente da paralisia (que também é uma técnica comum para entrar em um estado de sonho lúcido ou projeção da consciência);
– agenda de sono irregular (cochilos e/ou privação do sono);
– stress elevado;
– mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém;
– um sonho lúcido que imediatamente precede o episódio;
– sono induzido através de medicamentos como anti-histaminas e
– nível elevado de cansaço

O fenômeno visto em outras culturas

Na cultura Hmong, paralisia do sono descreve uma experiência chamada “dab tsog” ou “demônio apertador” da frase composta “dab” (demônio) e “tsog” (apertar, esmagar). Frequentemente, a vítima afirma enxergar uma figura pequena, não maior que uma criança, sentando em sua cabeça ou peito.

Na cultura vietnamita, a paralisia do sono é conhecida como “ma de”, que significa “segurado por um fantasma”. Muitas pessoas nesta cultura acreditam que fantasmas entram no corpo das pessoas causando a paralisia.

Na China, paralisia do sono é conhecida como “鬼压身” (pinyin: guǐ yā shēn) ou “鬼压床” (pinyin: guǐ yā chuáng), o que pode ser traduzido literalmente como “corpo pressionado por um fantasma” ou “cama pressionada por um fantasma”.

Na cultura japonesa, a paralisia do sono é conhecida como kanashibari (金縛り), que significa literalmente “atado ao metal”

Na cultura popular húngara a paralisia do sono é chamada “lidércnyomás” (“lidérc pressionante”) e pode ser atribuída a um número de entidades sobrenaturais como “lidérc” (aparições), “boszorkány” (bruxas), “tündér” (fadas) ou “ördögszerető”.

Na cultura brasileira, a paralisia do sono pode ter originado a lenda da Pisadeira, segundo a qual, durante o sono, uma mulher lendária pisa sobre o peito da pessoa que está dormindo, enquanto esta vê tudo e não pode fazer nada.

Gostou? Curta nossa fan page =)

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 9 Comments

  1. É uma das melhores sensações que qualquer pessoa pode experimentar. Não sei pq quase todo mundo diz que a sensação é ruim, deve ser o medo. Para uma pessoa medrosa qualquer experiencia é assustadora. Um conselho para quem tem a paralisia do sono: Seja menos cagão e curta a sensação…. hehehe

  2. É uma sensação horrível, a paralisia do sono ela sempre vem com uma alucinação. No meu caso foi aterrorizante.

  3. Isso de que ela sempre vem com alucinação é mentira. A alucinação é produto de uma mente despreparada e cheia de medo.

  4. Eu tinha isso, não sei pq parei de ter a uns 7 anos, é ruim pq se vc fizer força para tentar se mover começa a doer tipo de formigamento. Aí aprendi com o tempo q o melhor é relaxar e não tentar se mover, o macete era voltar a dormir.

  5. Da primeira vez que aconteceu comigo fiquei com tanto medo que não queria mais dormir , depois aconteceram tantas vezes que nem ligo mais.

  6. Já tive várias vezes qnd era criança… mas depois disso cessou… só que nos últimos tempos voltei novamente a ter essa condição… já me acostumei… o problema é qnd, por vezes, eu começo a balbuciar durante a paralisia… minha esposa fica com medo… acha logo que é algo sobrenatural… kkkkkkkkk

  7. É assustador “acordar”, ver o quarto, ouvir vozes como numa festa, enfim um falatório indistinguível, como se houvesse muitas pessoas em volta, tentar me mover e simplesmente nada acontece, tentar falar e a voz não sair, e de repente, o vozeiro some fica um silêncio total e consigo me mexer, mas é muito ruim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.