O PS4 sempre será mais forte que Xbox One, afirma programador


Em recente entrevista à Xbox Achievments, o criador do jogo Oddworld, Lorne Lanning, afirmava que a diferença entre as duas plataformas estava diminuindo e que iria, eventualmente, desaparecer.

Contudo, há argumentos fortes e contrários a esta afirmação.
Segundo o CEO da Just Add Water, Stewart Gilray, Lanning não foi bem interpretado.
A diferença entre o PlayStation 4 e o Xbox One, de acordo com Gilray, não vai a lugar algum. Permanecerá intacta, a menos que este último seja reprojetado.

Atualmente, “o PS4 tem mais unidades de computação, módulos de memória mais rápidos e uma série de outras características de hardware, que impossibilitam fisicamente a ocorrência da paridade entre as duas plataformas”.

PS4 — A inegável vantagem do hardware

Gilray se refere ao excelente projeto de memória do PS4 e ao processamento gráfico (GPU) mais poderoso.
No Xbox One, é possível que um dos gargalos seja a quantidade insuficiente de memória SRAM — o que dificulta a execução de jogos na resolução de 1080p. Um exemplo desta dificuldade é o jogo Titanfall, exclusivo para Xbox, que não consegue sair dos 792p.
Ainda que as especulações de atualização do DirectX e de que a Microsoft venha a liberar o poder de sua GPU, através de APIs, para desenvolvedores — em detrimento do Kinect — as limitações de hardware, do atual projeto, irão permanecer.

A Sony ainda não se pronunciou sobre o assunto. E nem teria por que fazê-lo — A gente sabe que os consoles se tornam mais eficientes, à medida em que as fabricantes vão analisando os feedbacks de seus clientes e vão atualizando seus softwares.

Ambas as plataformas são fortes em determinados jogos — mas a Microsoft não pode alcançar a paridade com a Sony, sem alterar o projeto de seu console.

conclusão

Analisados as especificações de hardware atuais, o PS4 detém uma vantagem significativa sobre o Xbox One, nos quesitos qualidade e velocidade.
A empresa pode atualizar seus softwares (e firmwares) para melhorar a eficiência e o aproveitamento do hardware existente. Mas isto a Sony também pode e, com certeza, já está fazendo.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Elias Praciano

Eu já fui hacker de LEGO, até a hora em que descobri os computadores.

Website: http://elias.praciano.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.