Anonymous se divide no Brasil para manter a Ideia

Nos últimos dois meses vem acontecendo, no interior e entre os diversos grupos ou células que compõem o Anonymous no Brasil diversas disputas. Estas disputas se devem a divergências entre seus integrantes.

Os Anonymous

O maior grupo, pelo menos no Facebook, é o Anonymous Br4sil, cuja fan page tem mais de 1.100.000 curtidas.

Outra célula muito expressiva e ativa é o Anonymous Rio. que tem uma atuação junto aos movimentos sociais cariocas.

Uma terceira célula, saída do interior do Anonymous Br4sil é a FUEL – Frente Unificadora de Emancipação e Libertação Nacional, que se destaca por buscar construir um perfil mais ideológico para os diversos grupos Anonymous no país.

Também são expressivas as fan pages Anonimos BR e Anonymous Brasil, ambas com um perfil definido de oposição ao governo Dilma e ao PT.

As células Anonymous buscam, sempre que possível – e quase sempre é possível – trabalhar em conjunto. Afinal, o lema usado por eles é “unidos como um, dividido por zero”.

A Revolução Digital e a Revolta dos Coxinhas

Entretanto, nos últimos dois meses temos presenciado no Brasil intensas e imensas manifestações, verdadeiros levantes populares. Na minha opinião, isso é mais uma consequência da Revolução Digital, que assim como teve e segue tendo desdobramentos em várias áreas – indústria do entretenimento (música, cinema, jogos), mercado de publicações impressas, nas comunicações de modo geral, e teremos ainda mais consequências quando as impressoras 3D se popularizarem – também está tendo desdobramentos na política.

Hoje, as pessoas estão tendo acesso a muitas informações, o tempo todo. Mesmo quando não querem! Um exemplo é o Facebook, onde a todo instante algo é publicado, compartilhado, eventos criados, causas espalhadas. Com essa quantidade de informação disponível, hoje ficamos sabendo dos fatos logo que eles ocorrem. Informações sobre editais fraudulentos, agressões físicas às ditas minorias, absurdos realizados por agentes de governos, escândalos políticos, tudo isso, junto, claro, com muitas bobagens e memes, se espalha na velocidade da internet.

Por isso, não foi difícil para milhares, milhões de brasileiros e brasileiras, em todos os estados, em centenas de cidades, se “organizarem” e saírem às ruas querendo que as coisas melhorem. Pessoas que nunca haviam reivindicado saíram de sua acomodação e foram pra rua. Considero isso essencialmente um ato positivo!

Claro que nesse movimento gigantesco as pautas não são claras, nem poderiam, tamanha a diversidade presente. O estopim parece ter sido a questão dos reajustes das tarifas de ônibus em várias cidades. Mas esse foi apenas o estopim para outros clamores, alguns mais consensuais, outros nem tanto.

As esquerdas e as direitas tradicionais não captaram e não entenderam essas manifestações. Não entenderam até agora, eu diria. Elas ainda olham pra esse movimento com olhares do século passado. Não compreendem as redes, não compreendem as inúmeras ligações entre as pessoas, não entendem pessoas e causas conectadas. Separam o virtual do real – não compreendem que não existe essa separação.

Não entendem que a internet coloca as pessoas em contato direto, sem a necessidade de mediadores, e menos ainda dos mediadores tradicionais, como partidos e sindicatos.

As manifestações e os Anonymous

Logo nas primeiras duas manifestações pela redução da tarifa em São Paulo, ficou nítida a importante participação da internet e das fan pages Anonymous na mobilização e convocação.

Dos cinco sites que mais distribuíam informações e convocavam para os atos, além do site do Movimento Passe Livre ocupavam espaço central três fan pages Anonymous.

Nas manifestações seguintes o papel das páginas Anonymous foi ainda maior, praticamente se tornando as disseminadoras de informações sobre elas.

A célula Anonymous Rio também teve um papel protagonista nas manifestações por lá. Aliás, os anons Rio têm participação anterior à esta onda, tendo mobilizado e participado nas manifestações por ocasião da remoção da Aldeia Maracanã e seguem mobilizando em oposição ao governador Sérgio Cabral. Também já organizaram protestos em frente à sede da Rede Globo em mais de uma ocasião.

Práticas estranhas aos anons

Não é de agora que células anons dirigem uma série de críticas a outras células anons, principalmente à Anonymous Br4sil e Anonymous BR, que volta e meia publicam posts com conteúdos homofóbicos, preconceituosos e de tonalidades tucanas (PSDB). Há quem diga que essas células são “controladas” pela juventude do PSDB, e seriam ligadas a um senador tucano. Verdade ou mentira, logo saberemos, pois as eleições se aproximam e veremos como se comportarão.

O fato é que vários anons que divergiram da forma como as coisas estavam sendo encaminhadas na Anonymous Br4sil acabaram sendo excluídos do gerenciamento da fan page.

Os anons excluídos relatam uma prática centralizada, autoritária e atitudes auto-promocionais. Como é sabido, no Anonymous não se deve buscar notoriedade, “aparecer” ou qualquer tipo de crédito ou mérito. Se age por uma causa que beneficie a quem esteja sendo oprimido, seja por uma empresa, uma organização, um governo. Assim tem sido a história do Anonymous.

Leia aqui um texto muito esclarecedor sobre as divergências entre os anons brasileiros.

Os vídeos Anonymous

Como o Anonymous não tem porta-vozes, não tem uma cara, se tornou sujeito à ocorrência de manipulações, tanto pela esquerda quanto pela direita. Qual o critério para saber se um vídeo tem de fato alguma relação com o Anonymous? Só tem um jeito: você conhecer a história, conhecer a Ideia.

Desconfie de vídeos sensacionalistas. O sensacionalismo não é uma característica dos anons. Desconfie de vídeos com um discurso senso-comum. O Anonymous busca exatamente tirar as pessoas do senso-comum. Desconfie de vídeos com discurso igual ao do PSDB ou igual ao do PT. Anons fazem críticas a estes dois partidos e seus governos, pois o compromisso do Anonymous é com os fatos, com a verdade, não importando se vai com isso comprar inimizades com partido ou governo A ou B.

Um dos vídeos que circulou muito durante as manifestações foi o chamado “As 5 causas”, que teve sua autoria negada por grupos anons. Leia aqui o desmentido em outro vídeo do Anonymous.

Estaremos acompanhando a evolução dessa importante disputa de rumos entre os anons brasileiros, torcendo para que prevaleça a prática que, historicamente, esteve ao lado dos oprimidos, dos injustiçados, se levantando e realizando ações em defesa dos povos em luta na África e Oriente Médio, no Occupy Wall Street, ao lado de Assange e do WikiLeaks, nos protestos contra o SOPA, PIPA e ACTA.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 12 Comments

    1. Certamente que não se limitam às páginas no Facebook. As fan pages são apenas a parte mais visível dos anons. As ações de hacktivismo se articulam e acontecem em outros níveis da internet.

    1. Obrigado Vésper, apenas realizamos um mínimo de trabalho de pesquisa, algo que deveria ser normal na conduta de quem publica notícias, mas infelizmente não é. Abraço!

  1. ESSES POLÍTICOS TIRAM O POVO DE OTÁRIO MESMO NÉ?
    NÃO ADIANTA NÃO VAMOS PARAR,SÓ NÃO VÊ A VERDADE QUEM NÃO QUER VER,QUE PREFERE FICAR COM A CARA ENFIADA NA FRENTE DA TV VENDO NOVELAS DA GLOBO! O GIGANTE NÃO ESTÁ DORMINDO NÃO!QUEM VOLTOU A DORMIR FORAM APENAS OS IDIOTAS “MODISTAS” QUE COMO JÁ DISSE ANTES NEM SABIAM PORQUE ESTAVAM NAS RUAS! MUITOS ESTAVAM PARA PAQUERAR,PARA APARECER NA TV OU NO JORNAL NÃO SÓ O GERAL ,MAS TAMBÉM ALGUNS QUE QUERIA PUXAR O BONDE QUERENDO BANCAR O Cap’li AdamDER”.MAS INFELIZMENTE TODA ESSA EXPOSIÇÃO DE NÓS ANONYMOUS NA REALIDADE ESTÁ ATRAPALHANDO UM POUCO NOSSO VERDADEIRO TRABALHO ! AS PÁGINAS ANONYMOUS NO BRASIL TEM QUE SE UNIR NESSE MOMENTO E FALAR A MESMA LÍNGUA,PARA TERMOS UM ÚNICO FOCO! E NÃO FICAREM COMO BARATAS TONTAS RODANDO EM CÍRCULOS,POIS EM MEIO DISSO TUDO O GOVERNO É QUE LEVA VANTAGEM NESSA DESORGANIZAÇÃO!O POVO BRASILEIRO TEM MUITOS ANSEIOS,MUITAS COBRANÇAS SOBRE NOSSOS GOVERNANTES MUITO TEMPO.NÃO ESPEREM QUE TUDO SE RESOLVA DE UM DIA PARA O OUTRO!POR ISSO TEMOS QUE TER UMA ORDEM DAS NOSSAS REIVINDICAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS,PARA QUE POSSAMOS COBRA-LAS DE UMA FORMA MAIS COERENTE!NÃO ADIANTA NADA TERMOS TODOS OS DIAS DIFERENTES PROTESTOS EM VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS!ISSO SÓ ENFRAQUECE O NOSSO GRITO E AO MESMO TEMPO PERDERMOS FORÇA.TEMOS QUE REALIZAR PROTESTOS ORGANIZADOS PARA PODERMOS COBRAR E AGUARDAR UM TEMPO DE RESPOSTA DO GOVERNO,PARA AI SIM TOMARMOS A DECISÃO DE SEGUIR PARA O PRÓXIMO OU VOLTAR A COBRAR OS RESULTADOS ESPERADOS! ANONYMOUS NÃO TEM LÍDER,MAS SOMOS UMA LEGIÃO ENTÃO TEMOS QUE SEGUIR A FUNDO A FILOSOFIA DA CAUSA.TEMOS SIM QUE NOS ORGANIZAR DE FORMA BENÉFICA A TODOS UNIDOS SOMOS MUITOS!SEPARADOS SOMOS ZERO!
    QUEM DITA ONDE E QUANDO SOMOS NÓS AGORA ENTÃO VAMOS FAZER AS COISAS DE MODO CORRETO! VOLTO A REPETIR

    TODAS AS PÁGINAS DOS ANONYMOUS NO BRASIL SEJAM UMA LEGIÃO ,TROQUEM INFORMAÇÕES ,TEMOS QUE SER IMPARCIAIS E CORRETOS EM TODAS AS CAUSAS DO POVO BRASILEIRO!

  2. Parabens pela excelente materia esclarecedora, são atitudes como esta que trazem credibilidade a esta rede que conquistou milhares de participantes.
    Busco sempre acessar e me atualizar com vcs…espero poder continuar e divulgar.
    O Brasil precisa urgente de todos os brasileiros informados e antenados…Vcs são esta via importante de divulgação.
    Parabéns e continuem assim…verdadeiros e apartidários!
    O partido do Brasil chama-se POVO BRASILEIRO!!!

    1. Concordo com o amigo Malcoln. Matéria muito séria e que toca nas “feridas” de todos, principalmente dos acomodados. Mas gostaria de pedir uma ajuda a vocês. Ontem apareceu uma matéria que pequei muito rapidamente na televisão, onde uma manifestante conseguiu jogar uma torta na cara de um figurão, acho que era um presidente de uma câmara de vereadores. O problema é que como eu estava atendendo uma pessoa aqui no meu comércio, não pude dar maior atenção ao fato. Fiquei esperando por todas as outras reportagens em diversas emissoras, e para o meu espanto, em nenhuma voltaram a reproduzir a matéria com a imagem. Muito estranho isso, pois parece alguma ordem dos governantes, para que isso não sirva de exemplo para os manifestantes Brasil afora. Mais uma prova de que a mídia brasileira é corrupta e dissimulada. Alguém poderia conseguir estas imagens e posta-la na internet? Obrigado.

  3. Primeiramente, parabéns pela matéria! Esclarecedora mesmo.

    Agora, na minha opinião esse Anonymous BR e nada dão na mesma. Nunca tiveram notoriedade de verdade antes dos protestos, e depois que “manada debandou”, como diria Zazu, quiseram a todo custo (pelo menos foi o que notei nas pages citadas na matéria) reivindicar o movimento para si. Querendo dar uma de “formadores de opinião”, que estavam levando o povo às ruas etc, etc. Tudo balela de quem quer aparecer.
    Em fim, não estou negando papel que a page teve na disseminação de informações sobre os protestos, isso de fato eles fizeram. Mas participação na organização e formação dos protestos sua participação foi NULA.
    Ademais, hackvismo de cú é rola. Não resolve nada e não dá em nada. O que muda países são protestos, o povo nas ruas e não hackvismo. Uma pena que o Gigante tenha apenas levantado pra mijar e voltado a dormir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.