Recife recebe, de 2 à 3 de julho, o II Fórum da Internet no Brasil. O Fórum da Internet no Brasil é também o Pré IGF Brasileiro.
O que são estes encontros e por que o CGI.br entendeu convocar o II Fórum da Internet no Brasil também como a Reunião Brasileira Preparatória para o IGF 2012?
O que é o Fórum
O CGI.br promove o Fórum da Internet no Brasil com o objetivo de reunir participantes dos setores governamentais, empresariais, acadêmicos, das organizações da sociedade civil, técnicos, estudantes e todos os interessados e envolvidos nos debates e temas a respeito da Internet no Brasil e no mundo. O Fórum é portanto um espaço aberto e um convite para debatermos os desafios atuais e futuros da Internet.
Mantendo e aprofundando o modelo multissetorial e multilateral de governança da Internet Brasileira, o CGI.br busca incentivar os principais representantes dos setores que o compõem a acompanharem e opinarem sobre as questões e soluções consensadas para a consolidação e expansão de uma Internet no Brasil diversa, universal, inovadora, expressão dos princípios da liberdade, dos direitos humanos, da privacidade do indivíduo, tal como apresentado em sua resolução com os Princípios para a Governança e Uso da Internet
O que é o Pré IGF
O Fórum de Governança da Internet – IGF foi proposto pela Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação em novembro de 2005, e criado após consultas convocadas pelo Secretário Geral das Nações Unidas em 2006 que também criou o MAG (Multistakeholder Advisory Group) – Grupo Consultivo Multilateral composto por representantes de governos, sociedade civil, academia, iniciativa privada e organizações internacionais e de pesquisa com a finalidade de assessorar o programa e calendário das reuniões do IGF. Desde 2006, anualmente o IGF acontece em cidades sedes escolhidas para tanto. Proposto e coordenado pelo CGI.br, o Brasil sediou o IGF de 2007 na cidade do Rio de Janeiro.
Muito se debate no mundo sobre um modelo apropriado para a governança global da Internet. E muitos se perguntam sobre os métodos e organizações em torno das quais a Internet tem se difundido e continuará a crescer em escala mundial. O modelo brasileiro de governança da Internet preserva sua natureza multistakeholder na formação e composição do CGI.br e tem sido observado internacionalmente como um modelo a ser considerado, debatido, e seguido. Sua formulação é também consolidada no amplo debate da sociedade e de todos os interessados no aprofundamento dos modelos participativos da e pela Internet.
Considerando as trilhas temáticas do Fórum Brasileiro, com a importância e relevância do debates desde a Garantia de Direitos na Rede e o Marco Civil da Internet, até a Governança Global da Internet, o CGI.br deliberou assim constituir o Fórum da Internet no Brasil, para o qual congregam participantes dos mais diversos setores governamentais, empresariais, acadêmicos e do terceiro setor, como a Reunião Brasileira Preparatória para o IGF, agregando as reflexões do Fórum como importantes contribuições multilaterais brasileiras para o Fórum Mundial de Governança da Internet.