ACTA prestes a cair no esquecimento

“Uma catástrofe para o ACTA?”, interroga-se o Libération, rejubilando com o facto de “os apoios ao ACTA, o tão controverso Acordo Internacional sobre contrafação, continuarem a diminuir”. Três comissões do Parlamento Europeu – Liberdades Civis, Indústria e Assuntos Jurídicos – rejeitaram quinta-feira este documento por larga maioria.

Se este voto “não é constrangedor”, explica Les Echos, “diz muito sobre a mudança de motivos que parece ter-se dado no Parlamento Europeu, onde o documento suscita uma oposição crescente e críticas ao seu lado draconiano”. O diário económico lembra que “a parte da Internet, a mais controversa, levou milhares de jovens a manifestarem-se nestes últimos meses em toda a Europa”.

Vinte e dois dos 27 Estados-membros da UE assinaram este tratado de proteção de patentes e marcas, que se aplica a domínios tão vastos como medicamentos genéricos, sementes, cultura e downloads online. Mas cresce a oposição ao documento.

A 29 de maio, os deputados holandeses solicitaram ao Governo que não ratificasse este acordo no país. A semana passada, refere o Libération, foi o primeiro-ministro romeno que anunciou a suspensão do processo de ratificação, solicitando ao Parlamento Europeu garantias em matéria de respeito pela vida privada. É preciso aguardar o voto na sessão plenária de julho para se conhecer o destino reservado ao ACTA.

Fonte:

http://www.presseurop.eu/pt/content/news-brief/2101161-acta-prestes-cair-no-esquecimento

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.