A Samsung acabou de realizar em Londres o Samsung Mobile Unpacked 2012. Durante o evento a fabricante anunciou o lançamento da terceira geração do seu smartphone top de linha, o Galaxy S. O Galaxy S III foi alvo de muitos rumores nos últimos dias e se falou bastante dele por aí. Com o anúncio oficial a maioria dos rumores à respeito do aparelho foram confirmados, como a tela de 4.8 polegadas e o processador quad-core Exynos 4. A previsão é que o aparelho seja lançado no Brasil em 29 de maio.
O smartphone traz um belo design arredondado. Ele pesa 133 gramas e mede apenas 8.6mm. Como eu disse acima, a maior parte dos rumores foram confirmados. Entre elas está o processador Exynos 4 Quad-Core com velocidade de 1.4 Ghz conforme a própria Samsung havia antecipado há alguns dias. A tela é de 4.8 polegadas com tecnologia Super AMOLED HD (Gorilla Glass 2) com resolução de 1280×720 pixels. Apesar da tela maior, o aparelho em si é apenas 22% maior que o Galaxy S II.
A memória interna é de 16, 32 e 64 GB, e que ainda pode ser ampliada através de cartão de memória microSD. Já a memória RAM do Galaxy S III é de 1 GB. A bateria é de 1200 mAh. O dispositivo ainda conta com câmera traseira de 8 MP e dianteira de 1.9 MP. O celular vem equipado com o sistema operacional Android 4.0 rodando sob a interface TouchWiz que traz recursos inspirados na natureza.
“Você não precisa se preocupar com o consumo de bateria, porque ela dura mais que o smartphone médio”, disse JK Shin, presidente da divisão de tecnologia da informação da Samsung durante o evento de anúncio.
O Galaxy SIII traz uma função inteligente chamada Smart Stay, que vê o usuário por sua câmera frontal e “nota” se a pessoa está olhando para ele. “Ele vê quando o usuário está olhando para a câmera frontal e liga a tela”, explica Jean-Daniel Ayme, vice-presidente de telecomunicações da Samsung. “Ele quer prever as suas intenções.”
Ayme também contou que o aparelho traz a função S Voice, de comandos de voz. De maneira parecida com o Siri, assistente de comunicação do iPhone, ele atende aos comandos do usuário e dá respostas como o clima local. Além disso, os comandos de voz podem ser usados para realizar tarefas como fazer fotos. O S Voice reconhece os idiomas inglês britânico e americano, italiano, alemão, espanhol e coreano, segundo a Samsung.
O aparelho ainda tem suporte a conectividade HSPA+ e existe a previsão de lançamento da versão com suporte a 4G (LTE). Outro recurso da terceira geração do Galaxy S é o S Beam. Ele permite que dois aparelhos se comuniquem e compartilhem vídeos e fotos através da tecnologia NFC e Wi-Fi Direct. Outra novidade encontrada no Galaxy S III é Social Tag, uma tecnologia capaz de reconhecer os contatos existentes numa foto, exibindo as informações sobre a pessoa na rede social Google+.
Outra função do novo aparelho é a possibilidade de compartilhar conteúdo de maneira quase instantânea com outros smartphones da linha Galaxy. Apelidada de "S Beam", a função permite a transmissão de dados entre aparelhos do tipo com o uso da tecnologia NFC e por meio de redes Wi-Fi.
A Samsung anunciou que lançará uma central de vídeos, com filmes e programas de TV para serem comprados pelos usuários – tal como a Apple tem o iTunes. O serviço estará disponível em apenas sete países, inicialmente –a companhia não especificou quais. Também haverá o Music Hub, com acesso a 17 milhões de músicas por streaming.
A Samsung apresentou uma série de acessórios que poderão ser usados com o Galaxy, como uma capa e um carregador que não precisa de fios.
O smartphone Samsung Galaxy S III será lançado em 145 países e em 296 operadoras. Nos Estados Unidos o aparelho será lançado em Junho. No Brasil a previsão de desembarque é para o dia 29 de maio. Por enquanto não há informações sobre os preços do novo modelo.
Com informações da Samsung e diversos sites de notícias