Transforme seu Android em webcam sem fio

Utilizar o celular como dispositivo de vídeo captura, traz o benefício econômico (dispensa a necessidade de comprar uma webcam), como também podemos utilizar o aparelho telefônico como uma câmera sem fio e totalmente transparente ao sistema operacional. 

Imagine durante uma vídeo conferência no Skype, você simplesmente carregar o seu telefone de um lado e para o outro e transmitindo ao vivo a imagem. Processar em tempo real com visão computacional no servidor, as imagens do celular enquanto caminha. Efetuar o reconhecimento facial na multidão com processamento no desktop como se fosse uma webcam. 

O objetivo deste documento não é trazer aplicabilidades para este recurso. Então fica a cargo de sua imaginação do que fazer com um dispositivo sem fio transmitindo vídeo ao vivo para o seu sistema operacional GNU/Linux

Aplicativos que agregam funcionalidades de outros aparelhos em nosso Android, são sempre bem vindo. O aplicativo foi desenvolvido pela Dev47 (www.dev47apps.com), e disponibilizado no Google Market (agora denominado Google Play). 

A mágica do Droidcam esta na comunicação o PC através da rede WiFi ou por cabo USB (em ADB Bridge). O conceito de funcionamento é simples, basta primeiramente executar o aplicativo no smartphone, e logo em seguida o IP e a porta sera exibida, então informe no desktop o IP e a respectiva porta e depois clicar no botão connect, a câmera é acionada automaticamente.

Download e instalação

Primeiramente precisamos baixa os fontes do módulo do kernel para versão 32 ou 64 bits disponível no link abaixo:

 

Após o download descompacte o pacote com o comando: 
$ tar -zxvf nome_do_pacote 
 
Compile e instale seguindo os comando abaixo: 
$ mkdir droidcam
$ cd droidcam
$ tar -zxvf droidcam-x64.tar.gz
$ sudo ./install 
 
Verifique se tudo esta funcionado corretamente, com o comando "lsmod". O mesmo utilizaremos para constatar a presença do módulo do kernel droidcam_v4l em memória. 
$ lsmod| grep droidcam 
droidcam_v4l           14331  0 
videodev              102250  2 droidcam_v4l,uvcvideo
 
Vale a pena mencionar, se o sistema operacional for reiniciado, basta utilizar o comando abaixo para iniciar o módulo do kernel: 
# modprobe droidcam_v4l 
 
Se desejar modificar a resolução da imagem, basta executar a instrução a seguir para com os respectivos parâmetros: 
# /sbin/insmod /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/media/video/droidcam_v4l.ko width=LARGURA height=ALTURA 
 
Antes de testar o seu funcionamento, para desinstalar o projeto, execute o comando "rmmodm" e apague alguns arquivos. 
# rmmod droidcam_v4l
# rm -rf /usr/bin/droidcam 
# rm -rf /usr/bin/X11/droidcam
# rm -f /lib/modules/`uname -r`/kernel/drivers/media/video/droidcam_v4l.ko 
 
Não esqueça de instalar o programa droidcamX disponível no Google Market (antigo Google Market) no seu celular android. Para colocar no ar a sua webcam sem fio, primeiramente execute o programa droidcamX no seu celular e logo em seguida o comandodroidcam no Linux. Ao executar o programa no celular veremos o IP que devemos informar no programa recém executado no Linux e pronto!

 

fonte: Viva o Linux

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.