Para um dos fundadores do Google, a liberdade da web está mais ameaçada do que nunca

Em uma entrevista, Sergey Brin disse que os governos querem controlar a informação, mas também falou sobre o Facebook e o controle de software da Apple que pode ser usado em suas plataformas. "É assustador", disse ele.

A liberdade que governa a Internet está sob a maior ameaça desde a sua criação há três décadas atrás advertiu, Sergey Brin, um dos fundadores do Google, em uma entrevista na qual ele também apontou para a ameaça não só dos governos que tentam controlar as informações, alvos clássicos dessas advertências, mas também e abertamente gigantes como o Facebook e a Apple .

Na entrevista, publicada hoje pelo jornal britânico The Guardian , Brin argumenta que essas " forças poderosas "alinhados contra a abertura oferecida pela rede . Ele diz que está mais preocupado do que nunca – "é  assustador", termo que ele usou para definir a situação atual.

O fundador do Google disse que a ameaça à liberdade na internet vem de governos que buscam controlar o acesso e as comunicações dos cidadãos, mas também do Facebook e da Apple, que controlam o software que pode ser usado em suas plataformas. Ele disse que ele e Larry Page não poderiam ter criado o famoso motor de busca, se a Internet na época fosse tão dominado como é hoje pelo Facebook, porque "não há como jogar pelas suas regras, que são realmente restritivas".

Brin, 38 anos, é considerado a principal força por trás da retirada parcial do motor de busca da China em 2010 devido a preocupações sobre a censura no país e questionou mesmo antes os esforços de países como a Arábia Saudita ou Irã para restringir uso da Internet. Segundo o "The Guardian", sua crítica do Facebook pode ser controversa, pois a rede social está perto de abrir seu capital na bolsa de valores com um valor estimado em cerca de 76 bilhões de euros.

Brin aviso vem depois que se tornou conhecido um projeto do governo britânico para monitorar telefonemas, mensagens de texto e e-mails por razões de segurança. A iniciativa que o primeiro-ministro David Cameron pretende apresentar ao Parlamento propõe que o centro de ouvintes Cheltenham (oeste da Inglaterra), conhecido por sua sigla GCHQ e cujas atividades são secretos, salvar informações sobre o tempo ea duração de cada chamada telefónica e destinatários de e-mails e mensagens de texto.

Fonte: http://www.ieco.clarin.com/tecnologia/fundadores-Google-libertad-web-amenazada_0_683331847.html

 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.