A versão 4.0 do Android Ice Cream Sandwich foi lançada no final de 2011 oficialmente, mas ainda não conseguiu seu lugar ao sol em vários dispositivos. O motivo do lançamento do Android 5, de acordo com pessoal da DigiTImes, seria o lançamento do Windows Phone 8, na mesma época, “cortando as asinhas” da Microsoft já de cara. Outro rumor ainda seria de que o Android 5 seria uma versão do Android para rodar com dual Boot em algum dispositivo, que também rodaria o Windows 8.
Com o codinome Jelly Beans, a quinta versão do Android seria otimizado para tablets, PC's e que o Google integraria com o Chrome OS para também fazer dual boot. Fabricantes poderiam escolher entre adotar somente o Android 5 ou adicionar ele a sistemas com o Windows 8, com a possibilidade de trocar entre os sistemas sem a necessidade de desligar o computador.
Em outro ponto de vista, o Google viu que lançar várias versões do sistema fragmentou os usuários, e resolveu por adotar apenas algumas atualizações, só que maiores. O que pode acontecer é, no final do ano, lançarem outro Nexus, porém já com a versão 5 do Android.