Conhecendo um pouco mais o sistema mobile da Mozilla

Artigo publicado no site Laptop Magazine, traduzido usando o Google Translator

 

Nós vimos algumas coisas interessantes aqui no Mobile World Congress 2012, mas talvez o mais emocionante foi de inicialização recém-anunciada da Mozilla Gecko para sistema operacional móvel. Atualmente em desenvolvimento, o sistema operacional é baseado na linguagem de web HTML 5, e está sendo construído para funcionar na maioria dos aparelhos Android de hoje, juntamente com novos telefones de gama baixa em outros países.

Pegamos um spin passado estande da Mozilla para saber todos os detalhes sobre seu sistema operacional móvel e as suas capacidades.

 

Propósito e Objetivos

Mozilla Gecko projetado de inicialização para criar um sistema operacional mais aberto móvel que pode rodar bem em hardware low-end. A empresa representante nos disse que as mensagens da Mozilla equipe todo seu código fonte, logo que o código for feito, algo que ele notou que os concorrentes não fazem. Mesmo as atualizações t0 Android, que é um sistema operacional open-source, são algumas vezes retida ou atrasada da liberação do código fonte. 

Como o código é totalmente open source, fabricantes de aparelhos e os desenvolvedores não precisam da cooperação da Mozilla para ajustá-lo como acharem melhor. Um representante Mozilla postulou que os vendedores de telefone pode acabar criando suas próprias versões de Boot para Gecko que parecem bastante diferente. Ele também nos disse que os desenvolvedores podem usar o código-fonte aberto para criar seus próprios ROMs personalizados para que os usuários de telefones atuais do Android pode mudar os sistemas operacionais.

Esta semana, a Mozilla anunciou que a Telefónica, uma transportadora que serve os países na Europa e América Latina, será que sai com dispositivos baseados na inicialização para Gecko projeto. Mozilla diz que empresas como a Telefonica está interessado em seu sistema operacional, porque corre tão bem em telefones com low-end specs. Ao oferecer telefones com single-core de baixo MHz CPUs e menos RAM que ainda obter um excelente desempenho, as operadoras podem atingir o custo-consciente clientes nos países em desenvolvimento.

Iniciar Velocidade & Interface

Uma das primeiras coisa do que observei sobre inicialização para Gecko era o quão rápido ele … inicializado. Nós não poderíamos obter quaisquer horários específicos para baixo, mas basta dizer Gecko começou muito mais rápido que a velocidade média início Android.

Funcionando em um dos Galaxy Samsung S II dispositivos, Gecko parecia espetacular. A tela de bloqueio tem a sensação de um ecrã de bloqueio Android, com o tempo de forma proeminente localizado no centro do visor, no topo de um papel de parede atraente. Para desbloquear a tela, os usuários têm a opção de swiping cima ou para baixo, que nos lembra um pouco do Windows tela de bloqueio 7,5, que exige que você deslize para cima a fim de revelar a tela inicial.

No topo da tela, você encontrará uma barra de status Android-like completamente com o estado da bateria, tempo e sinal Wi-Fi e status da conexão de dados, bem como um indicador de status SIM card. A tela inicial em si é composta por uma matriz 3 x 3 de ícones de atalho para vários aplicativos e recursos instalados no seu telefone. Três painéis disponíveis significa que você começa um total de 27 células da matriz diferentes de trabalhar.

Passando entre os painéis era suave como a seda. Na verdade, segundo a Mozilla, fraudado movimento painéis em toda a tela surpreendente velocidade de 60 fps. Abaixo da matriz app na parte inferior da tela é uma barra de notificações que aparece sempre que você receber uma mensagem nova. A área de notificações foi apenas corrigido, não operacional na nossa unidade de demonstração, mas parecia se encaixar elegantemente dentro dos limites da tela, sem ocupar muito imobiliária.

Dialer & Contactos

Discador lagartixa, como o resto do sistema operacional, é também um aplicativo web HTML 5. Na verdade, até mesmo o tom de discagem usa um arquivo HTML 5. O marcador, e na verdade todos Gecko, também suporta haptic feedback.

Também foram capazes de dar uma olhada em um protótipo de aplicativo de contatos Gecko. O recurso carrega seus contatos de um banco de dados armazenados no dispositivo que pode ser acessado por certos aplicativos privilegiados.Gecko também funciona com Mozilla Sync, que permitirá aos usuários sincronizar seus contatos com os servidores da Mozilla, onde eles podem ser transferidos para outro telefone Gecko ou acessado através do Firefox ou de um navegador compatível.

Dialer & Contactos

Discador lagartixa, como o resto do sistema operacional, é também um aplicativo web HTML 5. Na verdade, até mesmo o tom de discagem usa um arquivo HTML 5. O marcador, e na verdade todos Gecko, também suporta haptic feedback.

Também foram capazes de dar uma olhada em um protótipo de aplicativo de contatos Gecko. O recurso carrega seus contatos de um banco de dados armazenados no dispositivo que pode ser acessado por certos aplicativos privilegiados.Gecko também funciona com Mozilla Sync, que permitirá aos usuários sincronizar seus contatos com os servidores da Mozilla, onde eles podem ser transferidos para outro telefone Gecko ou acessado através do Firefox ou de um navegador compatível.

Apps & Marketplace

Graças a suas raízes do HTML 5, o projeto da Mozilla Gecko oferece a vantagem distinta de ser capaz de rodar aplicativos puxados diretamente da web. O bom é que geralmente você não vai notar quando um jogo está ligado a partir da web.Segundo a Mozilla, os desenvolvedores serão capazes de simplesmente dizer Gecko, onde vive um aplicativo na web através da sua URL e colocar um ícone para ele na tela do sistema operacional da casa.

Vimos uma demonstração em que um jogo foi retirado da web para Gecko através da web e que foi lançado o mais rápido e jogar tão suave quanto um jogo nativamente armazenados faria. Para aparecer na loja da Mozilla app, a maioria dos jogos e aplicativos deve ter um componente offline para que eles possam funcionar mesmo quando a conectividade desaparece.Os desenvolvedores precisam apenas usar o recurso do HTML do cache de aplicativos para permitir o uso offline.

Porque o Boot toda a Gecko OS é baseado em HTML 5, a maioria HTML 5 programas na web pode ser executado através Gecko, mesmo se eles foram criados antes do sistema operacional era. HTML 5 também significa que os desenvolvedores web não terá que aprender uma nova linguagem de programação para criar conteúdo para Gecko.

A inicialização para Gecko de mercado não foi ao vivo durante a demonstração do sistema operacional, mas fomos capazes de obter uma rápida olhada em uma página de amostra para obter uma amostra do que esperar. A tela principal possui dois grandes painéis de aplicativos populares. Abaixo estão dois painéis que exibem mais populares aplicativos.

 

 

Vídeos & Imagens

Inicialize a Gecko utiliza um elemento de vídeo HTML 5 para reprodução de vídeo. Vídeos jogar no HD (se a tela suporta) e oferecer som, embora não nos foi possível ouvir qualquer durante o nosso hands-on devido ao ruído ambiente a partir do assoalho da mostra. Mozilla também disse que a reprodução em tela cheia mesmo que vimos no Galaxy S II estará disponível em telefones de gama baixa. O arranque para construir Gecko vimos estava usando o CPU Galaxy S II para reprodução, que é desgastante para a bateria do dispositivo. No entanto, estávamos certos de que a equipe Gecko está trabalhando nisso.

Durante a nossa demo, que também foram capazes de ver como o HTML 5 baseado em Gecko pode tirar proveito do hardware do dispositivo. Fomos capazes de conferir uma animação baseada em GL aberto de um crânio de cristal (não o tipo de Indiana Jones) flutuando sobre um mar de lava. Como um representante Mozilla fraudado em toda a tela, o crânio articulada em torno de seu eixo, refletindo os padrões de mudança de luz causados ​​pela lava. Disseram-nos a demonstração mudou em cerca de 30 fps, o que certamente é útil.

Compatibilidade

Inicialize o Gecko senta em cima de um kernel do Linux e requer acesso apenas ao hardware básico como o acelerômetro do celular, bússola, câmera, GPS e Open GL com capacidade chip gráfico. Além de que não existem os requisitos mais importantes, significando que o sistema de funcionamento pode ser portado para uma variedade de dispositivos e de software.

Para o Galaxy S II e outros aparelhos compatíveis com Android, a Mozilla está a colocar o código Gecko em cima de abstração de hardware da camada Android, permitindo que o sistema operacional para assumir o controle de várias partes do telefone de hardware. No Galaxy S II, os desenvolvedores da Mozilla tirou o andróide existente, puxou os drivers proprietários, e acrescentou nos drivers específicos Gecko e colocar todo o molho de volta ao telefone. Todo o processo é muito semelhante à forma mods actuais Android como ROM cianogénio são feitas.

Considerações Finais

Até agora, nós gostamos do que vimos de inicialização para Gecko. Sua interface e UI são agradáveis ​​ao olhar e os toques elegantes, tais como ser capaz de deslizar a tela de bloqueio para cima ou para baixo, certamente são bem-vindos. Talvez a parte mais impressionante do sistema operacional foi a sua capacidade de executar HTML 5-base de aplicativos, mesmo quando o aparelho que estavam olhando não tinha conectividade em tudo. Vamos reservar qualquer sentenças definitivas sobre o sistema operacional até que seja concluído, mas por agora é seguro dizer Mozilla está no caminho certo.

 

artigo original: http://blog.laptopmag.com/hands-on-with-mozillas-boot-to-gecko-mobile-operating-system

 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.