Se por um lado a tão esperada dominação do sistema de código aberto Linux não aconteceu ainda no mundo dos desktops (faz uns 5 anos que ouço que isso iria acontecer rapidamente), por outro lado no mercado de smartphones (que são verdadeiros computadores móveis) a coisa tem sido mais fácil pro lado do nosso amigo Tux (o nome do pinguinzinho simpático do Linux, você sabe né?)
A estrela desta dominação é o sistema Android, do Google, cujo kernel (núcleo principal do sistema) é Linux, tem se saído muito bem. E agora o Android ganhará mais reforços de peso pra completar o serviço e liquidar a fatura no mundo móvel 😉
Vamos conhecer as novas estrelas?
1. Boot to Gecko
Talvez o representante mais notável seja o da Mozilla, desenvolvedora do Firefox. Anunciada esta semana, a plataforma Open Web Devices, baseada no Boot to Gecko (B2G), pretende entregar um sistema condizente com a transparência da Web, e o Linux foi escolhido para suportá-lo. Embora utilize parte do código que o Android adota – incluindo o kernel – as diferenças são deliberadamente grandes. A promessa é de trazer algo totalmente novo com ajuda de gigantes como Telefônica, Adobe, Deutsche Telekom e Qualcomm.
2. Tizen
Não só um, mas dois significativos avanços para o Tizen foram informados durante a Mobile World Congress. A plataforma, talvez você se lembre, recebe o apoio da Intel e foi lançada pela Linux Foundation em setembro. Desde então vimos uma prévia de seu código-fonte, além de um grande interesse por parte da Samsung nele.
As novidades são que a Huawei subiu a bordo – e pretende comercializar dispositivos com o SO – e que uma versão beta apareceu. Ele chega com uma atualização do framework e APIs para facilitar a criação de aplicativos baseados na Web. Os recursos SDK são compatíveis com Windows e com Ubuntu.
2. Ubuntu para Android
Por falar em Ubuntu, não vamos nos esquecer de seu modelo que rodará junto com o Android. Ele dividirá espaço com o SO da Google em smartphones e, quando estes forem conectados a um dock, oferecerá uma experiência de desktop ao usuário. São dois Linux em um.
Há também o WebOS, liberado pela HP e que até setembro será totalmente open source, que ganhou um vistoso browser no começo deste mês.