O pinguim dominará nossos celulares

Se por um lado a tão esperada dominação do sistema de código aberto Linux não aconteceu ainda no mundo dos desktops (faz uns 5 anos que ouço que isso iria acontecer rapidamente), por outro lado no mercado de smartphones (que são verdadeiros computadores móveis) a coisa tem sido mais fácil pro lado do nosso amigo Tux (o nome do pinguinzinho simpático do Linux, você sabe né?)

A estrela desta dominação é o sistema Android, do Google, cujo kernel (núcleo principal do sistema) é Linux, tem se saído muito bem. E agora o Android ganhará mais reforços de peso pra completar o serviço e liquidar a fatura no mundo móvel 😉

Vamos conhecer as novas estrelas?

1. Boot to Gecko
Talvez o representante mais notável seja o da Mozilla, desenvolvedora do Firefox. Anunciada esta semana, a plataforma Open Web Devices, baseada no Boot to Gecko (B2G), pretende entregar um sistema condizente com a transparência da Web, e o Linux foi escolhido para suportá-lo. Embora utilize parte do código que o Android adota – incluindo o kernel – as diferenças são deliberadamente grandes. A promessa é de trazer algo totalmente novo com ajuda de gigantes como Telefônica, Adobe, Deutsche Telekom e Qualcomm.

2. Tizen
Não só um, mas dois significativos avanços para o Tizen foram informados durante a Mobile World Congress. A plataforma, talvez você se lembre, recebe o apoio da Intel e foi lançada pela Linux Foundation em setembro. Desde então vimos uma prévia de seu código-fonte, além de um grande interesse por parte da Samsung nele.

As novidades são que a Huawei subiu a bordo – e pretende comercializar dispositivos com o SO – e que uma versão beta apareceu. Ele chega com uma atualização do framework e APIs para facilitar a criação de aplicativos baseados na Web. Os recursos SDK são compatíveis com Windows e com Ubuntu.

2. Ubuntu para Android
Por falar em Ubuntu, não vamos nos esquecer de seu modelo que rodará junto com o Android. Ele dividirá espaço com o SO da Google em smartphones e, quando estes forem conectados a um dock, oferecerá uma experiência de desktop ao usuário. São dois Linux em um.

Há também o WebOS, liberado pela HP e que até setembro será totalmente open source,  que ganhou um vistoso browser no começo deste mês.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.