Habitar outros planetas sempre esteve nos sonhos da humanidade. Contudo, transformar isso em realidade não é tão simples assim. Para estabelecer bases permanentes na Lua ou em Marte, primeiramente, precisamos ser capazes de plantar nossa própria comida. Para descobrir se isso é realmente possível, uma equipe de cientistas da Holanda cultivou 14 espécies de plantas em solos que simulam a terra que eventuais colonos encontrarão em Marte ou na Lua.
Ao final da pesquisa, a conclusão é que o solo que simulava as condições de Marte se mostrou melhor para o cultivo de plantas até mesmo do que algumas amostras de terra do nosso planeta, o que é uma boa notícia para os astronautas. Contudo, há algumas ressalvas neste experimento.
O solo marciano vem de um vulcão do Havai e tem uma composição química semelhante ao pó que a sonda Viking 1 analisou em Marte. O solo simulado da Lua é originário de depósitos de cinzas vulcânicas perto de Flagstaff, no Arizona. Os solos reais da Lua e de Marte parecem conter os ingredientes essenciais que as plantas necessitam, com exceção de nitrogênio reativo e uma fonte abundante de água. Apesar desses solos serem semelhantes aos que seriam encontrados em Marte ou na Lua, eles contêm vestígios de nitratos e compostos de amônia, compostos à base de nitrogênio que as plantas adoram. Assim, o solo simulador não é um modelo perfeito.
Para a experiência, os cientistas plantaram, em potes, 14 espécies,incluindo cenoura, tomate, trigo, algumas ervas daninhas e quatro espécies que transformam o nitrogênio atmosférico em alimentos vegetais. Os cientistas também plantaram sementes num solo terrestre de um rio, pobre em nutrientes. Ao todo, foram plantados 840 potes.
Os resultados foram promissores. A maioria das plantas cresceu em todos os três tipos de solos. Na verdade, muitas floresceram melhor no solo simulador de Marte do que na terra pobre do rio. As plantas tiveram um desempenho pior no solo lunar. As plantas fixadoras de nitrogênio, por exemplo, nem germinaram. Isso sugere aos pesquisadores que os agricultores lunares terão que usar bactérias fixadoras de nitrogênio ou até mesmo fezes humanas como adubo para fornecer algum tipo de nitrogênio ao solo.
Nossos resultados mostram que, em princípio, é possível cultivar plantas comestíveis e outras espécies de plantas, em simuladores de solo marciano e lunar, escrevem os pesquisadores. No entanto, muitas questões permanecem, tais como a quantidade de água retida pelos solos e como a gravidade, luz e outras condições noutros mundos podem afetar o desenvolvimento das plantas.
Fonte: PlosOne