Balthorium – Elemento químico utilizado pela Rússia para a produção do dispositivo do Juízo final no filme Dr. Fantástico.
Beerium – O átomo responsável pela espuma da cerveja no filme O Jovem Einstein.
Borophyll – Na verdade não existe nem no cinema, é apenas uma frase do filme Billy Madson, ao conhecer a substância Clorofila na sala de aula, Madson diz que parece mais com “Bore-ophyll” algo como “chaticefila”. Mas é óbvio que os nerds de plantão da Internet, não iam deixar essa passar batido, e trataram de criar um anel aromático que representa a substância.
Byzanium – Elemento radioativo extremamente perigoso que teria afundado junto com o Titanic, visto na pérola Levantem o Titanic.
Carbonite – Material com o qual Han Solo foi congelado em O Império Contra-ataca.
Etherium – Mineral capaz de repelir a gravidade responsável por manter o castelo no ar na animação japonesa Castle in the Sky (será que as montanhas de Avatar também apresentam os mesmos minerais encrustados?).
Kryptonite – O universo Marvel trouxe o adamantium, e a DC Comics trouxe a Kriptonita vista nos filmes do Superman.
Mithril – Outra liga de metal extremamente resistente vista na trilogia O Senhor dos Anéis.
Nitrotrinanium – Um ingrediente parte da composição de um energético russo ilegal capaz de transformar uma banheira em uma máquina do tempo, vista no filme Hot Tube Time Machine, que no Brasil ganhou o péssimo título A Ressaca (que por outro lado, deveria ter sido o título de Se beber, Não case!, jamais vou entender esses equivocadas traduções).
Matéria Vermelha – Em contato com material radioativo é capaz de criar um buraco negro, pode ser vista no novo Star Trek de J. J. Abrams.
Solibonite – é uma substância encontrada nos raios de Sol e que se desencadeada pode destruir o universo, vista em Plano 9 do outro Espaço, criação da mente insana de Ed Wood, considerado o pior diretor da história do cinema.
Tridium – Mineral raríssimo que o Dr. Octopus necessita para recriar a energia do Sol em Homem-Aranha 2, é uma variação de tritium ou trítio que realmente existe.
Turbidium – Mais uma liga de metal produzida em Marte que serve tanto para fins bélicos quanto para extrair oxigênio do Planeta Vermelho, visto no filme O Vingador do Futuro.
Unobtanium – Já citado no início do post, pode ser entendido como um material extremamente raro e fisicamente impossível nos dois filmes no qual ele aparece.
Uma dica para quem está se graduando em química, alguma engenharia e etc. Esse assunto daria um ótimo artigo científico, sério!
fonte: Dr. Caligari