Elementos químicos fictícios

Eu estava fazendo uma pesquisa sobre novos “filmes B” (para postar futuramente com o lançamento de Machete), e acabei percebendo que o filme Núcleo – Missão ao centro da Terra conta com um liga de metal fictícia chamada Unobtanium, o mesmo nome que James Cameron batizou o metal precioso do planeta Pandora. Homenagem, plágio, ou coincidência? Afinal uma tradução de Unobtanium, como disse Pablo Villaça em sua crítica significa algo como “inconseguível”, algo que se encaixa bem no filme Avatar, mas divago.
O fato é que fui levado a pesquisar outros metais, ligas, substâncias ou elementos químicos que só existem nos filmes, vamos relembrar alguns em ordem alfabética:
Adamantium – O metal mais resistente conhecido com o qual o esqueleto do mutante Wolverine foi revestido, visto nos filmes dos X-Men.

Afraidium – Metal visto no filme de animação Robôs, um metal amarelo e com gosto de galinha.

Balthorium – Elemento químico utilizado pela Rússia para a produção do dispositivo do Juízo final no filme Dr. Fantástico.

Beerium – O átomo responsável pela espuma da cerveja no filme O Jovem Einstein.

Borophyll – Na verdade não existe nem no cinema, é apenas uma frase do filme Billy Madson, ao conhecer a substância Clorofila na sala de aula, Madson diz que parece mais com “Bore-ophyll” algo como “chaticefila”. Mas é óbvio que os nerds de plantão da Internet, não iam deixar essa passar batido, e trataram de criar um anel aromático que representa a substância.

Byzanium
– Elemento radioativo extremamente perigoso que teria afundado junto com o Titanic, visto na pérola Levantem o Titanic.

Carbonite – Material com o qual Han Solo foi congelado em O Império Contra-ataca.

Etherium – Mineral capaz de repelir a gravidade responsável por manter o castelo no ar na animação japonesa Castle in the Sky (será que as montanhas de Avatar também apresentam os mesmos minerais encrustados?).

Kryptonite – O universo Marvel trouxe o adamantium, e a DC Comics trouxe a Kriptonita vista nos filmes do Superman.

Mithril – Outra liga de metal extremamente resistente vista na trilogia O Senhor dos Anéis.

Nitrotrinanium – Um ingrediente parte da composição de um energético russo ilegal capaz de transformar uma banheira em uma máquina do tempo, vista no filme Hot Tube Time Machine, que no Brasil ganhou o péssimo título A Ressaca (que por outro lado, deveria ter sido o título de Se beber, Não case!, jamais vou entender esses equivocadas traduções).

Matéria Vermelha – Em contato com material radioativo é capaz de criar um buraco negro, pode ser vista no novo Star Trek de J. J. Abrams.

Solibonite – é uma substância encontrada nos raios de Sol e que se desencadeada pode destruir o universo, vista em Plano 9 do outro Espaço, criação da mente insana de Ed Wood, considerado o pior diretor da história do cinema.

Tridium – Mineral raríssimo que o Dr. Octopus necessita para recriar a energia do Sol em Homem-Aranha 2, é uma variação de tritium ou trítio que realmente existe.

Turbidium
– Mais uma liga de metal produzida em Marte que serve tanto para fins bélicos quanto para extrair oxigênio do Planeta Vermelho, visto no filme O Vingador do Futuro.

Unobtanium – Já citado no início do post, pode ser entendido como um material extremamente raro e fisicamente impossível nos dois filmes no qual ele aparece.

Uma dica para quem está se graduando em química, alguma engenharia e etc. Esse assunto daria um ótimo artigo científico, sério!

 

fonte: Dr. Caligari

 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.