Instituto Pasteur da França revelou o problema ao descobrir que os frascos haviam desaparecido.
As autoridades agora estão realizando uma investigação rigorosa do incidente para determinar o paradeiro dos frascos e como eles conseguiram desaparecer.
O vírus SARS (síndrome respiratória aguda grave) ganhou as manchetes globais de volta em 2003, quando um surto na China resultou em mais de 8.000 casos confirmados e 775 mortes em todo 37 países.
Muitas vezes confundida com a gripe aviária, embora não seja a mesma doença, é causada pelo coronavírus (CoV SARS) tendo diagnóstico a partir de sorologia e PCR.
Devido à sua rápida disseminação, fronteiras de todo o mundo passaram a exibir avisos sobre a doença, mobilizando seus órgãos de saúde para combatê-la pro-ativamente.
A doença teve repercussão internacional pois foi tema de um programa da BBC (inglês). A doença também foi tema do filme Plague City (2005), de David Wu. Com Karl Matchett e Ron White.
A síndrome respiratória aguda grave é uma doença viral causada pelo coronavírus Sars-CoV. Acredita-se que um novo vírus da família dos paramixovírus ou um metapneumovírus possa também estar relacionado a ela.
A doença também é chamada de SRAS, SARS e pneumonia asiática. Essa última denominação se deve ao fato de que sua incidência é restrita a esse local, embora pessoas que viajaram a tais regiões ou tiveram contato com doentes de lá, possam desenvolver o quadro e transmitir a outras pessoas, em seus respectivos continentes.
Menos transmissível que a gripe comum, a contaminação se dá por meio da ingestão ou aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal direta ou indiretamente de uma pessoa contaminada. Entre dois e dez dias, surge a manifestação dos sintomas. Eles são semelhantes aos de uma gripe comum, como dor no corpo, juntas, cabeça e garganta, e que podem ou não estar associados à diarreia, perda do apetite, mal-estar e confusão mental. Entretanto, é manifestada febre acima de 38°C e o quadro pode evoluir para tosse seca, falta de ar e, em casos mais graves, insuficiência respiratória. Em mais de 80% dos casos, após uma semana, os sintomas começam a regredir.
Embora o conteúdo desses frascos apresentem grandes perigos, devido ao fato de que eles contêm apenas fragmentos do vírus, a principal preocupação é que, se esses frascos podem desaparecer tão facilmente, então o que aconteceria se algo muito mais mortal fosse extraviado?
“Este caso nos lembra que cada laboratório deve ter procedimentos de segurança rigorosos”, disse o Dr. William Schaffner. “As pessoas devem ser treinadas e tem que haver uma boa supervisão.”
Fontes: Wikipedia e ABC News