Pentágono vai colocar em órbita um “olho que tudo vê”

Não bastasse a NSA monitorar nossas comunicações na internet e nas empresas telefônicas, agora o Pentágono quer colocar em órbita mais um satélite espião.

O que poucos anos atrás parecia ficção científica torna-se agora realidade. A empresa dos EUA Ball Aerospace & Technologies Corp está desenvolvendo um protótipo espacial de satélite espião da próxima geração. A MOIRÉ (Membrane Óptica Imager Exploração Real-Time, por sua sigla em Inglês) será capaz de fornecer imagens e streaming de vídeo a qualquer hora, de qualquer lugar na Terra.

A sua tarefa será compensar lacunas na operação de aviões de espionagem e drones que têm um território e tempo de observação limitado e, além disso, são vulneráveis à defesa aérea inimiga. Especificamente, será dedicado a seguir as instalações de lançamento dos mísseis que se movem em terra com uma velocidade de 100 quilômetros por hora.

O MOIRÉ será colocado em órbita geoestacionária e cobrirá uma área de 100 quilômetros quadrados, com uma resolução ótica de pelo menos três metros. Fará observações 24 horas por dia, renovando a imagem a cada segundo e transmitindo dados simultaneamente para o centro de controle em Terra.

O inovador satélite é baseado em fibra ótica com uma abertura de entrada de luz (isto é, o diâmetro do feixe na entrada) de 20 metros. Para se ter uma ideia, a abertura do infravermelho do James Webb Space Telescope que a NASA está desenvolvendo para substituir o lendário Hubble será de apenas 6,5 metros.

O projeto foi encomendado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançados de Defesa (DARPA, por sua sigla em inglês). Na segunda etapa, a Ball Aerospace espera para construir um protótipo do satélite com 5 metros para testes nos seus laboratórios. A terceira etapa envolverá a construção de um satélite em tamanho real, para ser lançado em um vôo de teste em órbita. O MOIRE custará cerca de US$ 500 milhões.

Veja uma animação do satélite:

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.