Nem todo mundo tem recursos pra comprar um tablet iPad da Apple, ou os tops do sistema Android, como a linha Galaxy da Samsung ou Xoom da Motorola. Nesse cenário, surgem os tablets made in China, rodando sistema Android (alguns até a versão mais recente do sistema, 4.0, Ice Cream Sandwich). E diante de tantas ofertas, anunciadas em tantos sites, certamente você já deve ter sentido vontade de comprar um tablet. Daí surge a pergunta: vale à pena comprar um tablet chinês?
Eu respondo, a quem me pergunta, que sim, de modo geral, vale à pena. Se você busca ter um tablet para acessar a internet, ouvir música, assistir filmes, ler seus e-mails, a maioria dos tablets chineses consegue realizar estas tarefas, de forma eficiente.
Claro, de modo geral não há como comparar o hardware de um iPad ou Galaxy tab com estes tablets. Mas custam 3, 4 vezes menos, e realizam as funções básicas de forma eficaz. Portanto, se essa é sua intenção de uso, não há necessidade de gastar por volta de R$ 2.000,00 para realizar estas tarefas.
E se você é, como eu, uma pessoa bastante curiosa, que gosta de testar programas, testar versões do sistema operacional, poderá deixar seu tablet ainda melhor. O meu é um tablet Kyros, da Coby.
Tem 8 polegadas, processador de 1 GHz da Samsung, 512 MB de memória, Uma configuração bem interessante e capaz de rodar os aplicativos mais populares.
A mesma Coby lançou também uma linha de tablets com tela capacitiva multi-touchscreen, processador de 1 GHz, 1 GB de memória RAM, duas câmeras, rodando o Android 4.0.
Além da Coby, outra marca chinesa que parece ser recomendável é o Apad. Não tenho uma experiência de usuário com ele, apenas informações lidas na internet. Diferente da minha opinião sobre o Coby, que é uma opinião de usuário.
Agradecimentos ao amigo @anizio que me "instigou" a escrever este post 😉