Depois das Viradas Cultural e Esportiva, agora é a vez dos geeks passarem noites em claro, realizando atividades variadas. A primeira edição da Virada Digital acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de maio e trará diversas atrações ligadas a tecnologia, inovação e empreendedorismo para quatro cidades brasileiras. Paraty, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília foram os locais escolhidos para esta edição.
O evento trará experimentações interativas, biomodelagem, demonstrações de tecnologias de inclusão digital e especial voltados à terceira idade, estudantes, professores da rede pública de ensino e à comunidade em geral. Isso tudo acontecerá nos "hubs" – terminais interativos que ficarão localizados nas cidades-sede da Virada Digital.
O simulador 3D interativo que é usado pela Agência Espacial Americana, a NASA, é uma das grandes atrações. A Virada Digital também terá demonstrações de protótipos e modelos de games, inovações em setores de mapeamento, transações financeiras em dispositivos móveis e até criação de músicas comsoftwares digitais. No total, são mais de 70 atividades entre palestras, conferências, painéis, seminários, oficinas e demonstrações, espalhadas pelas 72 horas de evento.
A sustentabilidade também parece ter destaque na Virada Digital. Há planos para a realização de eventos de compensação de emissões de carbono, desenvolvimento de processos de redução de impactos ambientais, coleta seletiva e baixo consumo de água e energia.
Roberto Andrade, diretor-executivo da Virada Digital, diz que mesmo quem não estiver em Paraty poderá acompanhar o evento através dos hubs: "Além disso, os conteúdos serão distribuídos gratuitamente em formato digital nos canais da Virada Digital na internet".
Para mais informações, acesse o site oficial da Virada Digital.