Para Edward Snowden, não importa que a BlackBerry esteja anunciando alguns bons dispositivos em sua tentativa de voltar a competir no mercado. Ele decretou que a companhia será ‘apagada’ e não será por causa da concorrência com Android e iOS.
Em uma videoconferencia durante a Cantech 2017 Investment Conference, em Toronto, Edward Snowden conversou sobre uma ampla gama de assuntos, incluindo o que significa para o governo obter acesso a dados privados em massa, e o papel que as corporações desempenham na proteção dos dados de seus clientes.
Snowden nomeou uma série de empresas, como a AT&T, por seu papel em ajudar o governo a obter dados de clientes em troca de benefícios regulatórios. Quando questionado sobre a ex-gigante de tecnologia canadense BlackBerry, Snowden falou da empresa e sobre suas declarações públicas sobre a segurança que promete aos usuários.
Ano passado, uma revelação trazida pelo VICE chegou por meio de documentos judiciais que se tornaram públicos, e foi revelado que o governo possuía a chave de descriptografia do aplicativo de mensagens BBM, desde 2010.
Snowden afirmou que, embora a BlackBerry tenha tentado obscurecer seu papel na cooperação com os pedidos do governo na América do Norte, a empresa também coopera em outros mercados, incluindo a Índia.
A Índia disse ‘vamos cortar seu acesso ao mercado a menos que você desbloqueie essas comunicações que queremos para investigações e estão passando por seu serviço corporativo’, e a BlackBerry diz ‘okay’. Eles seguem o modelo da AT&T que é o cliente não é realmente o cliente, o estado é o cliente. Ele [o governo] é o único que realmente deve ser agradado.
Os comentários de Snowden vieram logo após a assinatura da parceria da BlackBerry com a consultoria de segurança de Rudy Giuliani para usar a plataforma Secure da BlackBerry em apoio a clientes governamentais e empresariais. Giuliani foi recentemente nomeado conselheiro de segurança cibernética no governo Trump e é criticado por sua própria falta de conhecimento sobre segurança cibernética.
A companhia também abriu um centro de inovação de segurança em Washington, DC. O presidente da BlackBerry, John Chen, disse que o centro “servirá de colaboração com clientes-chave do governo e outros parceiros especializados”.
Durante a entrevista, Snowden fez uma comparação da abordagem da BlackBerry com a posição da Apple em proteger a privacidade de seus clientes, citando especificamente o caso do atirador de San Bernadino.
Snowden fez declarações mais duras para a BlackBerry sobre sua cooperação com as agências governamentais: “É por isso que eles vão ser apagados das páginas da história. A Apple é uma empresa muito bem sucedida, particularmente porque fazem este pivô para reforçar publicamente os direitos de privacidade. Em última análise, não estamos falando de privacidade, estamos falando sobre a qualidade da sociedade.”