Homens que querem dominar as mulheres têm saúde mental mais frágil

Um novo estudo sobre as relações entre gêneros apresentou um resultado surpreendente.

Segundo a pesquisa, homens que se enxergam como “playboys” e que querem dominar as mulheres apresentam uma saúde mental mais frágil do que os que se afastam da conduta tradicional masculina.

O trabalho, publicado no Journal of Counseling Psychology, também defende que homens que se comportam de acordo com as normas tradicionais masculinas têm menos probabilidade de buscarem ajuda profissional quando apresentam problemas psicológicos. Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos EUA, conduziram uma meta-análise que combina dados de estudos anteriores sobre o tema. Eles analisaram 80 pesquisas que abrangem cerca de 19.500 participantes.

De acordo com os estudos da área, normas tradicionais de gênero são ideais socialmente construídos que moldam como homens e mulheres se comportam. As pesquisas incluídas na meta-análise se baseiam em 11 dimensões de normas masculinas: vitória, controle emocional, correr riscos, violência, dominação, busca pelo comportamento de playboy, autoconfiança, prioridade do trabalho, poder sobre as mulheres, desprezo por homossexuais e busca por status.

Os estudos mediram quais desses fatores eram associados com aspectos positivos e negativos da saúde mental e busca por ajuda psicológica. Nove dessas dimensões se associam significativamente com uma saúde mental ruim e problemas como depressão e ansiedade.

Porém, pesquisadores australianos que não estão envolvidos no estudo questionaram o trabalho. De acordo com eles, a pesquisa utiliza uma abordagem simplificada e ultrapassada das normas de gênero, que não contempla as complexidades da masculinidade, especialmente as experiências de homens com diferentes orientações sexuais ou com bagagens culturais e étnicas diversas.

Fonte: IFLScience…

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.