Ausência do coração e membro ereto, mistérios da múmia de Tutancâmon permanecem

A falta do coração, o membro viril ereto e a pele coberta de uma substância escura são anomalias na múmia de Tutancâmon que evidenciavam a luta religiosa do Antigo Egito.

Como se não fosse um grande mistério por si só, a múmia do faraó menino sugere novas intrigas que, segundo Salima Ikram, professora da Universidade Americana, no Cairo, poderiam responder qual foi a intenção dos antigos egípcios ao representar Tutancâmon como Osíris, deus da ressurreição e símbolo da fertilidade.

A investigadora aponta que o pênis ereto mumificado de Tutancâmon poderia ser um símbolo que representa a força regenerativa do deus Osíris. Já a a ausência do coração na múmia poderia aludir à morte do mesmo deus, que segundo a mitologia egípcia foi assassinado e desmembrado por seu irmão, Seth, que também foi responsável por enterrar seu coração.

A respeito da estranha substância negra que cobria o corpo de Tutancâmon, a especialista teoriza que poderia ter sido usada para escurecer ainda mais a pele do faraó, para que ficasse mais parecido com Osíris, que é representado geralmente com pele negra ou verde.

Em suma, Salima Ikram supõe que toda esta simbologia pode ter servido para reforçar a reforma religiosa que Tutancâmon fez contra o monoteísmo imposto por seu predecessor, seu pai, o faraó Aquenáton, que proibiu o culto a qualquer divindade que não fosse o deus único Áton.

Fonte: RT

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.