O plano audacioso de um multimilionário para colonizar Marte

O empreendedor sul-africano e multimilionário Elon Musk, presidente da empresa aeroespacial SpaceX, acaba de anunciar um projeto ambicioso para colonizar Marte.

Conforme ele explicou no último Congresso Internacional de Astronáutica, o primeiro passo consistirá em enviar uma nave tripulada ao planeta vermelho no decorrer da próxima década.

A empresa planeja abrir o caminho para a colonização enviando a Marte, em 2018, uma cápsula não tripulada. Os primeiros humanos chegariam em 2024.

Embora diversas organizações dedicadas à exploração espacial se mostrem reticentes com relação aos planos da SpaceX, cientistas definiram o projeto como inovador e emocionante.

Para o programa poder ser colocado em prática, seria necessária a associação com entidades governamentais capazes de aportar os bilhões de dólares necessários para sua implementação. Marte está a uma distância média de 225 milhões de quilômetros da Terra, porém ocorrem “janelas” de aproximação entre os planetas, o que faz com que essa distância diminua drasticamente. E maio deste ano, por exemplo, a distância entre a Terra e Marte foi de, aproximadamente, 75,3 milhões de quilômetos. A ideia é aproveitar a aproximação dos planetas para fazer a viagem até Marte. Mesmo assim, isso já seria uma verdadeira proeza científica e exigiria um investimento exorbitante.

Tanto a NASA quanto a Agência Espacial Europeia estão desenvolvendo projetos de aproximação a Marte, mas nenhum deles tem a grandiloquência do anunciado por Musk.

A SpaceX já teve insucessos em seus projetos espaciais. Recentemente, o foguete Falcon 9 explodiu durante o lançamento na Flórida, nos EUA. No entanto, a empresa tem um excelente histórico de aterrissagens bem-sucedidas.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.