A indústria automobilística está em constante evolução e, enquanto alguns sentem saudade dos designs do início do século XX e outros aguardam por carros com piloto automático, atualmente, o foco é fazer veículos inteligentes e seguros.
Em todo o mundo, estima-se que a cada ano 1 milhão de pessoas morrem em acidentes de tráfego e outras 50 milhões ficam feridas. O objetivo dos fabricantes é fazer com que esses números diminuam com o advento de novas tecnologias de segurança.
A próxima geração de automóveis contará com sistemas de assistência, radares, câmeras estéreo e até mesmo software de freio automático diante da presença de pedestres. O programa europeu de avaliação de novos carros (Euro NCAP) já introduziu temas como o trilho e o freio de emergência.
Para a Euro NCAP, a partir de 2018, os carros deverão detectar pedestres e frear quando não houver uma rota visível. Para 2020, haverá um freio automático para detectar carros que venham de direções perpendiculares e outros sistemas automáticos de freio responsáveis por parar o veículo no caso do motorista estar distraído.
Fonte: Popular Mechanics