Astrônomos usando o telescópio de rádio RATAN-600 da Rússia registraram “um sinal forte na direção de HD164595”, de acordo com Paul Gilster, da Centauri Dreams, que obteve acesso a um documento que está circulando nos bastidores.
A pesquisa não foi publicada ainda, mas de acordo com a Gilster, o sinal será discutido durante uma reunião do SETI no 67º Congresso Internacional de Astronáutica (IAC) , em Guadalajara, México, em setembro.
O sinal em questão parece ser uma explosão de rádio com uma frequência de 11 GHz foi detectado pelo observatório em 15 de Maio, 2015, vindo de HD164595, que está localizada a 95 anos-luz de distância e é conhecida por possuir um exoplaneta.
Este exoplaneta teria cerca de 4% da massa de Júpiter, com uma órbita de 40 dias. Embora o planeta seja inabitável para a vida como a conhecemos (por estar muito perto da sua estrela), podem haver outros planetas desconhecidos no sistema.
No entanto, os pesquisadores adiaram seria extremamente improvável que tenha sido gerado por alienígenas e sim por explicações mais simples, talvez pela existência de alguma “sonda militar” naquela área.
Mas antes de descartar a ideia totalmente, o SETI ajustou suas 42 antenas de rádio na Califórnia, do Allen Telescope Array, para a estrela na esperança de replicar a observação RATAN-600.
Agora somente temos que aguardar pelos próximos episódios desta história.
Leia mais em: http://arquivoufo.com.br/2016/08/30/telescopio-do-seti-teria-detectado-sinal-extraterrestre/