Primeira empresa privada pisará na Lua este ano

Pela primeira vez na história, uma empresa privada conseguiu autorização para uma missão à Lua. Até hoje, nenhuma outra companhia foi além da órbita terrestre.

A Moon Express obteve permissão da Administração Federal de Aviação, agência governamental que regula a aviação civil nos EUA. O tratado sobre o espaço ultraterrestre, de 1967, responsabiliza o governo dos EUA por qualquer viagem espacial não governamental que decole do seu território.

A viagem está prevista para este ano e, segundo o fundador da empresa, Bob Richards, a sonda estará equipada para enviar fotos e vídeos da Lua. Richards é um dos principais competidores do Prêmio LunarX, do Google. O concurso dará 20 milhões de dólares (R$ 65 milhões) à primeira empresa que enviar à Lua um veículo capaz de se deslocar por 500 metros.

Em nota, a Administração Federal de Aviação detalhou que o veículo aprovado, chamado MX-1E, inclui um sistema de transporte da Terra à Lua, um sistema de aterrissagem e outro que permite ao veículo se deslocar pela superfície do satélite dando “saltos”, supostamente percorrendo a distância necessária para ganhar o prêmio.

Riscos

Entre os motivos pelos quais os órgãos públicos sempre foram reticentes em liberar uma missão comercial é a contaminação acidental da Lua por micróbios terrestres, além da preservação dos locais de aterrissagem das missões Apolo.

Marte 2018

O magnata Elon Musk, da companhia Space X, que tem importantes contratos de transporte espacial com a NASA, pretende enviar uma missão a Marte em 2018. Outras empresas projetam viagens a asteroides para extrair minerais ou veículos para renovar ou reparar satélites.

Fonte: El Pais e Moon Express

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.