Pela primeira vez na história, uma empresa privada conseguiu autorização para uma missão à Lua. Até hoje, nenhuma outra companhia foi além da órbita terrestre.
A Moon Express obteve permissão da Administração Federal de Aviação, agência governamental que regula a aviação civil nos EUA. O tratado sobre o espaço ultraterrestre, de 1967, responsabiliza o governo dos EUA por qualquer viagem espacial não governamental que decole do seu território.
A viagem está prevista para este ano e, segundo o fundador da empresa, Bob Richards, a sonda estará equipada para enviar fotos e vídeos da Lua. Richards é um dos principais competidores do Prêmio LunarX, do Google. O concurso dará 20 milhões de dólares (R$ 65 milhões) à primeira empresa que enviar à Lua um veículo capaz de se deslocar por 500 metros.
Em nota, a Administração Federal de Aviação detalhou que o veículo aprovado, chamado MX-1E, inclui um sistema de transporte da Terra à Lua, um sistema de aterrissagem e outro que permite ao veículo se deslocar pela superfície do satélite dando “saltos”, supostamente percorrendo a distância necessária para ganhar o prêmio.
Riscos
Entre os motivos pelos quais os órgãos públicos sempre foram reticentes em liberar uma missão comercial é a contaminação acidental da Lua por micróbios terrestres, além da preservação dos locais de aterrissagem das missões Apolo.
Marte 2018
O magnata Elon Musk, da companhia Space X, que tem importantes contratos de transporte espacial com a NASA, pretende enviar uma missão a Marte em 2018. Outras empresas projetam viagens a asteroides para extrair minerais ou veículos para renovar ou reparar satélites.
Fonte: El Pais e Moon Express