No post anterior escrevemos sobre prováveis recursos do novo iPhone 6S. Nesse, falaremos de um que já consta em versões mais antigas e deve continuar vindo rsrs – a estreita ligação e colaboração da Apple com o sistema de vigilância do governo dos Estados Unidos.
Relatórios vazados da NSA revelam a aparente capacidade da agência de segurança nacional dos Estados Unidos de acessar praticamente todos os dados de um iPhone através de um programa chamado DROPOUTJEEP, de acordo com o pesquisador de segurança Jacob Applebaum.
Segundo a revista Forbes, durante o discurso de Jacob Applebaum no ” 30C3 ” (30º Chaos Communication Congress), em Hamburgo, na Alemanha, informações surpreendentes sobre o programa foram esmiuçadas.
Como funciona?
O documento da NSA em questão revela que o DROPOUTJEEP é um implante de software para o iPhone, que utiliza aplicações modulares de missão para fornecer funcionalidade SIGINT específica (captação de informações de inteligência por meio de interceptação de sinais).
Essa funcionalidade inclui a capacidade de, remotamente:
- Gravar e ler os arquivos do dispositivo, incluindo;
- Recuperação de SMS;
- Recuperação de lista de contatos;
- Correio de voz;
- Geolocalização;
- Captura de sons via microfone;
- Captura da câmera;
- Localização da torre de celular;
- Além de comando, controle e envio de dados, que pode ocorrer por meio de mensagens SMS ou uma ligação de dados GPRS.
Todas as comunicações com o implante são secretas e criptografadas.
A NSA aparentemente diz que há uma taxa de sucesso de 100% em instalar o malware em iPhones.
O pesquisador Applebaum afirma acreditar que a própria Apple poderia ter sido conivente com a violação de privacidade:
“Eu não sei. Espero que a Apple esclareça isso. Aqui está um problema: eu realmente não acredito que a Apple não os ajudou”.
A empresa divulgou comunicado negando participação na sabotagem, nos seguintes termos:
“A Apple nunca trabalhou com a NSA para criar uma backdoor em qualquer de seus produtos, incluindo o iPhone”.
Também, segundo a Forbes , com base nos mesmos documentos, a NSA teria desviado furtivamente laptops encomendados on-line com o objetivo de neles instalar spyware e hardware malicioso para depois enviá-los aos compradores.
O discurso de Applebaum, com pouco mais de uma hora de duração, começou com a valiosa recomendação de que qualquer internauta preocupado com sua privacidade use o software Gratuito Tails 0.2.2.
Os slides da apresentação de Applebaum podem ser encontrados no site Cryptome.org , com uma avaliação de que, no ritmo atual de divulgação, levará 42 anos para que todos os documentos da NSA vazados por Edward Snowden venham a público.