Cientistas do Instituto Politécnico Rensselaer, em Nova York, realizaram um teste de consciência para verificar se os robôs são capazes de saber quem são. Para a experiência foram escolhidos três Nao, humanoides franceses utilizados em competições de robótica.
Os pesquisadores reuniram os três robôs e apertaram um botão que os silenciava em dois deles. Em seguida, eles foram questiondos sobre quem ainda era capaz de falar. Todos tentaram dizer “eu não sei”, mas apenas um deles foi capaz de se expressar. Ao ouvir a própria voz, o humanoide se reconheceu, entendeu que não foi silenciado e respondeu “desculpe, agora eu sei”. Tudo isso aconteceu em questão de segundos.
Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!