Saiba como foi a III BitConf – parte final

Nos dias 18 e 19 de julho Florianópolis foi sede da III Conferência Brasileira sobre Bitcoin. Em outro post já relatamos como foi o primeiro dia da conferência e neste vamos relatar como foi o segundo dia.

A primeira palestra foi com Gabriel Ferraz, da start-up Hubble, que falou sobre “O verdadeiro público da economia digital”. Gabriel trouxe estatísticas muito interessantes e que muitas vezes desconhecemos, sobre o envolvimento das novas gerações com a tecnologia, principalmente no mercado de games.

A apresentação seguinte foi do médico Rodrigo Castilhos, de Porto Alegre, que falou sobre propriedade intelectual, copyright, creative commons, pirataria e como a utilização da tecnologia da rede Bitcoin pode ser aplicada para deixar mais claras as questões referentes às licenças de autoria.

No início da tarde foi a vez de João Canhada, da exchange FoxBit, fazer uma apresentação da tecnologia e dos serviços da exchange, mostrar alguns casos de uso dos serviços para operações como remessas legais internacionais e também relatar um pouco da curta, porém muito impactante trajetória de apenas 7 meses, onde nesse curto período a exchange já ocupa um importante papel de destaque no ecossistema Bitcoin brasileiro.

Em seguida o professor da Universidade de Brasília, Pedro Rezende, fez sua palestra “Criptomoedas em tempo de ciberguerra”, onde abordou assuntos relacionados à geo-política internacional, sistema financeiro, crise global da economia, alinhamentos políticos e econômicos em torno dos Estados Unidos ou da China e Rússia e, no meio disso tudo, a criptografia, as criptomoedas, a luta pelo controle da internet.

Enquanto acontecia a palestra do professor Pedro Rezende, na sala ao lado, batizada de sala 42, rolava uma oficina ministrada pelo Gabriel Aleixo e pelo Marco Agner, sobre segurança de wallets e criptografia, mostrando na prática como proteger seus bitcoins.

Após, mais uma vez tivemos no auditório a presença da plataforma Ethereum, desta vez com Alexandre Van de Sande, que também faz parte do núcleo diretamente envolvido com o desenvolvimento da Ethereum, que realizou diversas demonstrações em sua apresentação “Contratos inteligentes no Ethereum, ou como fundar o seu próprio país”.

Finalizando os debates, tivemos uma mesa composta por Safiri Felix (CoinBR.net), João Canhada (FoxBit) e Fernando Bitti Loureiro (Bitcoin nos Negócios), que traçou um quadro do Bitcoin no país, perspectivas futuras e abordou questões como regulação.

Encerrando a III BitConf, foi lançado e exibido oficialmente no Brasil, pela primeira vez, o documentário Ulterior States, do diretor inglês Tomer Kantor.

Veja mais fotos da III BitConf aqui 🙂

 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.