BlackBerry Venice chegará em novembro e rodando Android

Parece que a BlackBerry está mesmo se rendendo ao sistema Android. Outrora uma gigante no mercado de telefones, quando ainda se chamava RIM e dominava nos meios empresariais, a empresa canadense viu sua participação no mercado de smartphones minguar ano a ano. E não é por ter um produto de qualidade inferior não, muito pelo contrário. O sistema operacional BB10 é estável, leve, seguro. Trata-se de um sistema baseado no QNX, um derivado do Unix, usado em equipamentos de medicina, de sistemas de aviões entre outros.

Entretanto, a polarização entre o Android e o iOS da Apple está levando outros sistemas operacionais, igualmente bons ou até superiores, a perder cada vez mais espaço no mercado. Já vimos a Palm com o WebOS sucumbir, e agora parece que o sistema da BlackBerry – que, na minha opinião, é superior ao iOS e ao Android (aliás sobre o BB10 rodam inclusive apps feitas para o Android) – caminha no mesmo sentido.

Em uma tentativa de salvar a empresa, estão indo pelo caminho de equipar seus smartphones com o Android e o primeiro modelo a ser lançado, segundo rumores, será o Venice. O Blackberry Venice, segundo parece, será um elegante slider com teclado físico, com o desempenho garantido por um hexa-core Qualcomm Snapdragon 808 a 1.8GHz, GPU Adreno 418 e 3GB de RAM. A tela, de 5.4 polegadas será aparentemente uma unidade QHD.

No lado das câmaras, se a de 5MP frontal já é banal, a traseira de 16MP promete, parecendo pelas imagens que trará flash duplo.

É aguardar e torcer para que a BlackBerry não suma do mercado e, quem sabe, mantenha o desenvolvimento do BB10.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.