Cientistas russos são presos minerando Bitcoin em laboratório nuclear

Vários cientistas trabalhando em uma instalação de pesquisa de armas nucleares russas foram presos por minerarem criptomoedas no local.

Relatórios da Interfax e da BBC indicam que os cientistas não identificados foram entregues ao Serviço Federal de Segurança (FSB) após a descoberta.

“Houve uma tentativa não autorizada de usar instalações de computadores para fins particulares, incluindo a chamada mineração”, disse um representante do Instituto de Pesquisa Científica para Física Experimental.

Os cientistas dizem que iriam usar o supercomputador na instalação para realizar a mineração de criptomoedas. O departamento de segurança do centro de pesquisa recebeu um alerta de que a máquina havia sido conectada à internet (por motivos de segurança, de acordo com as fontes, esses computadores normalmente ficam offline.)

A Interfax acrescentou que os cientistas provavelmente enfrentarão acusações criminais na sequência de suas prisões.

Fundado em 1947, o Instituto é famoso por ser o local em que a ex-União Soviética produziu sua primeira bomba nuclear.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *