Cientistas checos afirmam que asteroide pode colidir com a Terra

O risco da Terra acabar sendo atingida em cheio por um asteroide está aumentando de forma preocupante. Pelo menos foi isso que afirmou um grupo de cientistas checos no decorrer desta semana. Segundo os cientistas a preocupação nesse caso é um dos artefatos espaciais de uma chuva de meteoros conhecida como ‘Táuridas’.

 

 

Os astrônomos da Academia Checa de Ciências chegaram a essa conclusão depois de analisar de perto uma série de grandes meteoros que costumam explodir perto do nosso planeta. Junto ao estudo, os pesquisadores acabaram detectando um novo “ramo” no caminho com pelo menos dois asteroides – ambos com cerca de 200 á 300 metros de diâmetro.

Para completar um dos cientista destacou:

“Provavelmente, o ramo também inclui muitos asteroides não detectados que têm dezenas de metros de diâmetro ou mais. Portanto, o perigo de uma colisão com um asteroide cresce significativamente”.

 

Esse novo ramo de asteroides é composto por objetos que se movem juntos em torno do Sol, a Terra se encontra com Táuridas por um período de cerca de três semanas com o passar dos anos:

Durante este período, a probabilidade de uma colisão com um objeto maior (de cerca de dezenas de metros de diâmetro) é acentuadamente maior”, informou a Academia.

 

 

A Táuridas são uma chuva de meteoros cujo radiante está localizado na constelação de Touro.

É importante deixar claro que os asteroides são muito frágeis, ainda mais quando expostos a nossa atmosfera, porém, o grande perigo fica por conta de objetos dessa magnitude. Artefatos de 300 metros, por exemplo, poderiam ultrapassar com certa facilidade a nossa atmosfera, representando um perigo real de colisão com o planeta – revelou a pesquisa.

Porem, o  estudo demanda mais pesquisas no futuro para obter “uma melhor descrição dessa fonte real de objetos potencialmente perigosos“, grandes o suficiente para causar, por exemplo, uma verdadeira catástrofe local ou até continental.

 

Fonte:  https://www.aanda.org/

Opine

comentários

Leia também

Posted by Paloma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.