Já é possível comer carne de verdade sem que qualquer animal tenha que morrer

A questão ética envolvendo consumo de carne não é nova. A forma como os animais são abatidos, como as carnes são quimicamente tratadas, a enorme quantidade de matéria-prima necessária e o passivo ambiental gerado pelas mega criações de bovinos e aves já estão no indigesto cardápio dos efeitos negativos dos nossos hábitos alimentares.

Mas se houvesse uma alternativa de continuar comendo carne sem que para isso seja preciso sacrificar animais, você encararia? A saída já tem sido estudada em laboratórios de todo o mundo, mas só há alguns anos começaram a brotar os primeiros resultados.

A startup norte-americana Memphis Meat anunciou há alguns dias que conseguiu produzir carne de frango e pato em laboratório, sem que nenhum bicho tenha sido morto.

As peças são produzidas a partir de células dos animais, que, cultivadas com nutrientes químicos, crescem e formam um tecido idêntico ao da carne tradicional. O sabor é praticamente o mesmo.

No entanto, quem estiver ansioso para grelhar seu filezinho hi-tech terá que esperar um pouco mais, ou desembolsar quase R$ 30 mil por meio quilo do produto.

É que, por enquanto, o custo de produção ainda é altíssimo. A expectativa é que até 2021 a carne sustentável chegue aos supermercados com um preço bem similar à tradicional.

A reprodução de carne em laboratório é um gigantesco avanço tecnológico. Pode resolver problemas de fornecimento no futuro, ajudar a recuperar o meio-ambiente (a produção de animais para abate polui mais que toda frota de veículos do planeta) e agregar mais nutrientes às nossas refeições diárias.

Fonte: Exame
Imagem: Memphis Meat/Instagram

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.