Cientistas manipulam cérebro e conseguem transformar medo em autoconfiança

Os avanços da neurociência revelaram a maleabilidade e a capacidade do cérebro de se recompor, mesmo em idades avançadas. Esse recurso foi aproveitado por cientistas do Japão, EUA e da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, para criar confiança de modo artificial. Para isso, os pesquisadores utilizaram uma técnica conhecida como “Decoded Neurofeedback”, que consiste em induzir conhecimentos em uma pessoa, aumentando a atividade neuronal em zonas específicas do cérebro.

A pesquisa analisou (por meio de uma tomografia computadorizada) 17 voluntários, detectando neles padrões de atividade neuronal associados a estados de autoconfiança elevada. Foi entregue a cada participante uma pequena recompensa monetária todas as vezes em que esse padrão era detectado nos seus cérebros. Esse reforço positivo foi a chave para fortalecer o padrão cerebral de modo inconsciente para os voluntários. Ao final do estudo, as medições cerebrais indicaram um aumento na autoconfiança dos indivíduos.

Essa mesma técnica foi utilizada para eliminar fobias e medos em um estudo feito em novembro do ano passado e publicado na Nature Human Behaviour. A pesquisa foi capaz de criar uma memória de medo com pequenos choques elétricos associados a uma imagem. Uma vez que o padrão de atividade neuronal relacionado a essa lembrança foi detectado, os pesquisadores o reescreveram, associando-o a uma recompensa. Os resultados demonstraram que é possível reduzir a memória do medo sem experimentar conscientemente a lembrança que o produz.

Fonte: Tendencias 21

Imagem: Shutterstock

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.