As 6 melhores ferramentas e aplicativos para concursos

A melhor forma de começar a estudar para concursos consiste em realizar algumas tarefas anteriores ao próprio ato de estudar.

Se organizar e ter as ferramentas corretas te ajudará a iniciar de forma mais efetiva e produtiva para concursos.

Durante a maior parte do tempo que estudei para concursos eu utilizei 6 ferramentas e aplicativos. Alguns, inclusive, tive que criar. Vamos a eles:

Armazenar Arquivos

O Dropbox é o lugar que eu sempre utilizei para armazenar arquivos de provas, questões com comentários, pdfs de meus resumos, editais sintetizados dos concursos que ia realizar.

Tudo é colocado na nuvem com segurança e é possível acessar de qualquer lugar ou computador com conexão com internet. (o editor do Nerdices também utiliza diariamente e recomenda)

Organização

Para se organizar de forma correta nos estudos para concursos eu sempre tive dois conceitos bem definidos:

  • Tarefas
  • Compromissos

As tarefas são tudo que você precisa fazer, mas não tem horário definido para iniciar. Já os compromissos têm horário certo.

E porque é importante saber isso? Simplesmente porque serão necessárias duas ferramentas para cada uma das funções. Para as tarefas eu utilizo até hoje o Wunderlist (também usado pelo editor aqui) e para os compromissos o calendário do próprio smartphone. Assim eu seu exatamente o que fazer e quando fazer. Tais ferramentas, quando utilizadas de forma correta, poupa o desgastar de ter que lembrar de tudo que é preciso fazer.

Nota do editor: o Wunderlist permite que se definam horários e datas para as tarefas

Aplicativos Jurídicos

Os melhores apps para ter no seu smartphone são os seguintes:

  • Vale Mecum: para consultar a legislação facilmente;
  • Aplicativo de livros: a exemplo do iBooks, para baixar sínteses jurídicas de leitura rápida;
  • Aplicativos de questões: a exemplo do quiz cespe e fcc, para resolver exercícios em qualquer local facilmente; e
  • Apps de informativos: STF, STJ e TST, para ficar em dia com as decisões judiciais rapidamente.

Viagens para Concursos

Se você faz muitos concurso como eu fiz, provavelmente terá que realizar algumas viagens. Para isso eu utilizava o booking para reservar hotéis por valores mais baixos e o Multiplus para acumular pontos. (pessoalmente, o editor do Nerdices prefere usar o AirBNB, preços ótimos e imóveis excelentes para locar)

Espero que essas ferramentas sejam úteis para você assim como foram para mim.

Grande abraço,

Gerson Aragão


Quer outras ferramentas para ajudar em concurso público? Baixe o Livro Digital Gratuito: www.metododeaprovacao.com.br

Mais dicas para concursos aqui no: Blog Método de Aprovação.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.