Cesariana está mudando a evolução humana?

Os partos por cesariana aumentaram enormemente nas últimas décadas. Pesquisadores afirmam que a prática generalizada dessa cirurgia está modificando os padrões da evolução humana.

Philipp Mitteroecker, cientista do Departamento de Biologia Teórica da Universidade de Viena, explica que a massificação da cesariana permite o nascimento de crianças muito maiores, bebês que, antigamente, teriam ficado presos nos quadris de suas mães, provocando as mortes do feto e da mãe. Essa prática faz com que sejam transmitidos genes que teriam se perdido se houvesse apenas a possibilidade de partos naturais.

Apesar de as cesarianas salvarem muitas vidas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) adverte que sua realização desnecessária cresce todos os anos nos países ocidentais, o que expõe tanto os bebês quanto as gestantes a uma série de riscos cirúrgicos, que podem ser evitados por meio de procedimentos médicos que facilitem o parto normal.

fonte: Huffington Post

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.