Dicas de uma agente do FBI para te ajudar a decifrar as pessoas

Essas dicas foram fornecidas pela agente do FBI, LaRae Quy, que tem “apenas” 23 anos de experiência na área. Ela afirma que “você não precisa necessariamente ser um detetive profissional para saber o que acontece na mente alheia. As pessoas estão enviando sinais o tempo todo. Basta saber onde procurar e interpretá-los.”

1 – Saiba definir comportamentos

As pessoas não se expressam apenas pela fala mas, também, com o corpo. Seus gestos, olhares, até suor a mais, ou menos, podem indicar algo. Pupilas dilatadas, braços cruzados, pernas inquietas, tudo tem um significado. Por isso, é preciso aprender a definir esses comportamentos, o que cada coisa quer dizer. Claro que você não vai se tornar um expert da noite para o dia, mas é importante conhecer, pelo menos, os mais básicos.

2 – Alterações inesperadas

Quando você tem um comportamento pré-definido, quer dizer que ele é comum (obviamente, toda regra tem sua exceção). Agora, quando uma pessoa foge a esses padrões, é preciso dar uma atenção especial. Pois alguma coisa pode estar nas entrelinhas do comportamento.

3 – Gestos sequenciais

Se você está conversando com uma pessoa e ela faz uma sequência de gestos, como por exemplo coçar o nariz e logo em seguida esfrega as mãos nas pernas, isso pode querer dizer algo. É importante sempre observar.

4 – Observe

Quando estiver conversando com uma pessoa, caso já a conheça, observe seu comportamento, há algo de estranho? Ou tudo está como deveria? Agora, se você não conhecer a pessoa, observe do mesmo jeito, pois, poderá conversar com pessoas que a conhecem e fazer um comparativo.

5 – Entonação da voz

Pode parecer algo óbvio, mas poucas pessoas realmente prestam atenção a esse detalhe. Uma voz autoritária é diferente de uma voz forte. Muita vezes, a entonação autoritária está relacionada com uma pessoa segura de si. Se você descobrir quem é essa pessoa, estará com a chave do sucesso na mão.

6 – O andar

Quando uma pessoa anda olhando para baixo isso, muitas vezes, é um reflexo da falta de confiança própria. Tanto essa, quanto outras informações você poderá usar a seu favor.

7 – Vocabulário

As palavras que uma pessoa escolhe para se expressar, revelam como ela pensa. Mesmo que esteja tentando disfarçar. Por exemplo, uma pessoa que utiliza muitos verbos (que indicam ação). É como se os verbos que ela escolhe em suas sentenças descrevessem sua personalidade.

8 – Analise a vida pessoal

Para isso, você pode usar algumas perguntinhas básicas, como por exemplo: se a pessoa é introvertida ou extrovertida; como a pessoa se comporta quando está em um ambiente/momento de relaxamento; como alimenta seu ego; em que suas ações se baseia (relações humanas?); como se comporta diante de incertezas/problemas; e quando está estressado?. Além de tantas outras.

Claro que para você chegar em um nível Dr. Cal Lightman, ou LaRae Quy, é necessário muitos anos de experiência, dedicação e, claro, observação, além de estudos. De qualquer maneira, aos poucos podemos aprender muita coisa, partindo da observação e indagação.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.