Robô obtém energia alimentando-se de seres vivos

O protótipo do robô é autossuficiente e divide opiniões: ao mesmo tempo que pode ser útil ao planeta, pode representar uma ameaça à humanidade.

Uma equipe de engenheiros da Universidade de Bristol, no Reino Unido, acaba de apresentar o protótipo de um robô aquático autossuficiente, capaz de fabricar sua própria energia ao se alimentar de pequenos organismos vivos.

O robô é inspirado nas salpas, organismos marinos tubulares. Ele possui uma boca de polímero macio, pela qual se alimenta; um intestino artificial repleto de micróbios, que decompõem os alimentos ingeridos, transformando-os em energia; e um orifício, por onde expele os resíduos.

O robô é totalmente autômato: obtém a energia para que seu processo funcione sem a necessidade de nenhum outro combustível. Os responsáveis por sua criação acreditam que robôs com essas características serão muito úteis para a realização de trabalhos em áreas contaminadas, sem expor seres humanos.

Hemma Philamore, uma de suas criadoras, está entusiasmada com as possíveis aplicações do protótipo: “No futuro, robôs desse tipo poderão ser depositados no oceano para que coletem o lixo”, ela explica.

Outros, com medo do impacto que as novas tecnologias inteligentes possam ter sobre a humanidade, acreditam que a fabricação de um robô deste tipo antecipa uma série de horrores com consequências inimagináveis.

Fontes: RT, New Scientist

Imagem: Bristol Robotics Laboratory

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.