O fascínio do ser humano pelo céu, pelo espaço e pelos outros planetas já faz parte da cultura da sociedade há anos. Mais recentemente, a obsessão com Marte tem tomado conta das discussões sobre astronomia, com a possibilidade da visita do homem ao planeta vermelho cada vez mais próxima.
Por 10 anos, a HiRISE – uma câmera de alta resolução instalada na sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) – registrou imagens precisas e de alto valor científico do planeta vermelho. As fotos do ambiente são tão detalhadas que permitem aos cientistas uma análise da superfície do planeta como se estivessem a poucos metros dele.
Mesmo que seja conhecido por ser o planeta vermelho, as imagens da HiRISE vão mostrar sutis diferenças no território marciano que vão apresentar um arco-íris de novas cores no planeta, dando uma compreensão bem diferenciada do espaço completamente tomado por um deserto avermelhado e sem cores.
Nos últimos três meses, mais de 2 mil imagens de Marte foram liberadas – mais precisamente 2.054 – e nós escolhemos algumas das melhores delas, que vão te apresentar uma nova ideia sobre o planeta e te fazer viajar um pouco além da órbita terrestre.
1 – Dunas escuras em tom ferrugem
2 – Espaço onde a NASA planeja pousar o veículo Mars 2020
3 – Duna repleta de minerais de formato oval
4 – Duna gigante com territórios azuis
5 – Possível território de pouso para a missão ExoMars 2020
6 – Dunas no Pólo Norte do planeta, chamado de Kolhar
7 – Recente impacto de cratera em Marte
8 – Cratera com alguns sedimentos espalhados
9 – Região observada pela NASA para análise de possíveis desmoronamentos
10 – Cratera em Arcadia Planitia
11 – Serra na região de Nepenthes Mensae
12 – Minerais de várias cores em declive marciano
13 – Crateras antigas cheias de areias
14 – Marca de uma gigante duna
15 – Região com marcas que parecem estranhas aranhas