Vírus está roubando contas do Facebook

O mês de julho começou agitado no Facebook, e a notícia não é nada boa para os usuários da rede social mais famosa do mundo. Um novo vírus infectou e roubou milhares de contas no nosso país. Em apenas 48 horas já são mais de 10 mil contas infectadas. Acredita-se que além de roubar os seus dados e espalhar SPAMs, esse vírus tem como alvo as contas de banco e outras informações preciosas dos usuários.

O vírus age de maneira bem simples, porém muito eficaz e infecta o usuário utilizando as famosas notificações (aquelas exibidas em alertas quando alguém te marca em uma foto), no momento em que o usuário clica na notificação ele é infectado. Desse momento em diante o vírus já infecta o seu computador e seus dados estão vulneráveis. Além disso, seus amigos vão receber uma notificação usando o seu perfil para infectar novos computadores.

 

São duas etapas. Na primeira ele instala uma extensão no seu navegador e na segunda o login é novamente solicitado, dessa forma ele rouba os seus dados e em segundo plano um malware é instalado em seu PC, roubando e alterando as suas informações pessoais.

Como se proteger?

Instale algum anti-vírus no seu computador e mantenha-o atualizado. Ao clicar nas notificações tome cuidado, se essa notificação solicitar qualquer download clique imediatamente em CANCELAR. Preste muita atenção em links suspeitos que pedem que você execute determinada ação, mesmo que seus amigos tenham te marcado, se algum arquivo for baixado acidentalmente não abra e delete imediatamente.

Caso você já tenha sido infectado acesse a área de extensões do seu Google Chrome e exclua qualquer aplicativo desconhecido.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.