Facebook: a cada dia mais intolerante e censurador

Não é de agora que o Facebook censura posts de seus usuários. O mais comum é censurar fotos, alegando nudez/pornografia/erotismo, mas também apagam posts com opiniões.

O Facebook, por ter conseguido reunir em um único espaço milhões de pessoas, acabou colaborando com diversas causas e lutas, na medida em que facilitou, muito, a organização, articulação e divulgação de ações.

Claro que a intenção original ao ser criado nunca foi, nem de perto, essa. Esse foi um efeito colateral e certamente indesejado. Talvez pra compensar isso, Zuckerberg colocou sua rede à serviço do governo estadunidense, permitindo a monitoração e vigilância dos usuários e entregando nossos dados ao governo de seu país. Afinal, ele é um bom moço e muito patriota (Eduardo Saverin discorda da parte do bom moço rsrs).

Sempre que tomo conhecimento eu uso este espaço aqui para denunciar estas práticas de censura, que eu acho que são inadmissíveis.

Por isso também apoiamos iniciativas que pretendam oferecer alternativas ao Facebook, alternativas que busquem respeitar a liberdade, a privacidade dos usuários, como a Rede Social Livre, que deve iniciar a captação de recursos nos próximos dias.

Mas estou escrevendo agora para denunciar mais um caso de censura. Escrevi um post denunciando um caso de censura, onde o Facebook excluiu uma imagem porque uma mulher estaria exibindo seus mamilos – e mamilos são muito polêmicos!

Só que nem era esse o caso! Eram os cotovelos dela! E o censurador não soube diferenciar um cotovelo de um mamilo!

E agora o absurdo: este post denunciando a censura foi também censurado! No início desta madrugada, fui deslogado do Facebook e ao logar novamente fui direcionado para a página onde o usuário tem que pedir desculpas e expressar que não vai mais fazer coisa feia.

É gente, a cada dia está pior. A cada dia nos vigiam mais, nos controlam mais, nos cerceiam mais, e tudo ao som de lindas trilhas sonoras, imagens coloridas e muitos efeitos e animações em nossas telas.

Mas haveremos de vencer esta guerra, porque somos unidos como um, divididos por zero!

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.