A canadense BlackBerry parece ter realmente desistido do sistema operacional próprio BlackBerry 10 OS e vai investir todas as fichas no Android.
Após o lançamento do Priv no ano passado, um smartphone com tela sensível ao toque e teclado físico deslizante, a fabricante prepara dois novos dispositivos com o sistema do Google, por enquanto conhecidos apenas pelos codinomes “Hamburg” e “Rome”.
O Hamburg aparentemente não terá teclado físico, e sim uma grande tela touchscreen cobrindo boa parte da frontal do aparelho, com exceção da área inferior, onde estará o alto-falante e o topo, onde pode ser visto um novo logo da BlackBerry e a câmera frontal.
O aparelho parece ser feito de metal, mede 146 x 78mm e deve custar em torno de 400 dólares, o que para o mercado norte-americano pode ser considerado um preço médio.
Já o Rome deve possuir um teclado físico, mas ao contrário do Priv ele não será deslizante, mas fixo na parte inferior do aparelho, como eram os BlackBerry tradicionais dos anos 2000 e o mais recente Passport (que usa BB10, não Android).
O Rome se assemelha a outro modelo vazado no fim do ano passado, conhecido como Vienna, mas não está claro se trata-se do mesmo aparelho com codinomes distintos ou variações do mesmo design.
Não há previsão de preço ou disponibilidade para o Rome, mas o Hamburg deve chegar no segundo semestre. Infelizmente não foram vazadas as especificações técnicas de nenhum destes aparelhos, mas é provável que essas informações comecem a aparecer nos próximos meses.
Para os fiéis fãs da marca BlackBerry, pioneira no ramo dos smartphones, mas que viu seu império ruir após o lançamento do iPhone, fica a torcida de que a fabricante decida comercializar estes dispositivos no Brasil.
Fonte: GSM Arena