A Blackberry está apostando alto no Android para continuar sobrevivendo no mercado de smartphones. Prova disso é que a fabricante pretende lançar em 2016 mais dois aparelhos com o sistema do Google, garantiu o CEO John Chen em uma entrevista ao site The National. Um dos celulares seguirá a mesma linha do Blackberry Priv, que tem teclado físico e tela touch; e outro será equipado unicamente com display sensível o toque. Ainda segundo o executivo, eles serão destinados a públicos distintos do Priv – segundo sua avaliação, o primeiro smart Android da companhia teria sido “high-end demais”.
O problema principal seria o valor alto cobrado pelo Priv, que, apesar de resolver a falta de apps no sistema BB10, ainda custa cerca de US$ 700 nos EUA, o equivalente a R$ 2.540. A faixa de preço do aparelho teria sido uma das causas do insucesso nas vendas, forçando a fabricante a diminuir a margem de lucro anunciando promoções.
Por isso, os dois novos Androids da Blackberry serão posicionados no segmento de intermediários, com preço por volta de US$ 300 a US$ 400, ou R$ 1.090 e R$ 1.455 na conversão direta. A expectativa é que eles atraiam um público maior quando forem lançados no segundo semestre deste ano.
Ao Economic Times, Chen detalhou planos de expandir a presença da Blackberry no mercado mundial. O Brasil, ao que parece, permanece de fora.
Passamos o perigo. Temos uma estratégia, e agora estamos juntando pessoas e infraestrutura para executá-la. Escolhemos 10 países no momento, incluindo a Índia, e mercados como EUA, Canadá , Reino Unido e Alemanha, onde temos tido presença. O plano precisa de paciência, mas estamos comprometidos.