A empresa britânica Oxitec, especializada em biotecnologia, conseguiu uma permissão do MP (Ministério Público) para experimentar um método inovador que visa reduzir a propagação do mosquito transmissor da dengue. O teste ocorreu em Piracicaba, no estado de São Paulo, onde foram soltos milhões de mosquitos geneticamente modificados. Esses mosquitos mutantes são machos que portam um gene produtor de uma proteína que mata seus descendentes ainda na fase de larvas.
Desse modo, haveria uma redução significativa na taxa de reprodução do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, cuja área maior de concentração está em Piracicaba, onde há um perigo iminente de epidemia. Outros testes foram realizados na Bahia e as populações do A. aegypti foram reduzidas em 90%. Atualmente, a Oxitec está esperando a autorização da FDA (sigla para Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA) para realizar testes semelhantes na Flórida.
Você conhece a Chikungunya?
Neste exato momento, o Chikungunya está atingindo a américa central através da picada des mosquitos infectados. A única maneira de erradicar esta pandemia é atacar o mosquito. Assista ao vídeo e descubra quais são os sintomas dessa doença:
Fonte: RT