Rara doença pode ter efeminado Napoleão Bonaparte

Uma pesquisa científica realizada pelo famoso endocrinologista Robert Greenblat traz um dado estranho e sombrio que ilustra os seis últimos anos de vida de Napoleão, na ilha de Santa Helena. Além das dores causadas pelo câncer no estômago, que teria sido a causa de sua morte, o líder militar e político francês teria padecido dos sintomas de uma doença glandular pouco comum, chamada Síndrome de Zollinger-Ellison (ZES). Esse mal teria motivado uma estranha mutação no corpo de Napoleão depois dos 40 anos. No início dessa metamorfose, seu corpo adquiriu formas mais arredondadas, enquanto sua genitália se atrofiou.

Segundo o artigo, publicado pela revista British Journal of Sexual Medicine, a ZES é causada por tumores na cabeça do pâncreas e na parte superior do intestino delgado, que resultam em graves desordens hormonais. Isso explicaria por que Napoleão, ao morrer, de acordo com os forenses que observaram seu corpo, estava com ombros estreitos, mãos e pés pequenos e peitos redondos e sem pelos, “os quais teriam sido motivo de inveja a muitas mulheres”. Essa transformação ocorreu durante sua maturidade e fez com que sua atividade sexual fosse reduzida drasticamente após seu casamento com a imperatriz Maria Luísa. Na mesma época, ele começou a sofrer também outros sintomas que o acompanhariam pelo resto de sua vida, como a letargia (sonolência prolongada) e as dores intensas no estômago.

Veja abaixo a máscara mortuária de Napoleão, feita pelo cirurgião britânico Francis Burton, que estava presente no momento da morte de Napoleão, então exilado na Ilha de Santa Helena, e que morreu no dia 5 de maio de 1821.

Fonte: ABC

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.