NASA pode ter descoberto a dobra espacial de Star Trek

A agência espacial já teria produzido algo parecido com a “dobra espacial” Star Trek dentro de um motor experimental.

O conceito de motor de dobra pode parecer algo firmemente enraizada na série de TV de ficção científica Star Trek, mas na década de 1990 o físico Miguel Alcubierre efetivamente teria invocado a ideia de uma “bolha de dobra”, que poderia ser formada em torno de uma nave espacial, usando uma onda especial para contrair o espaço em frente da nave e expandir o espaço atrás dela.

Ao andar dentro desta bolha, a nave espacial seria capaz de viajar longas distâncias sem passar pelo espaço entre elas. Avançando para os dias atuais, a NASA pode ter encontrado a primeira evidência de um campo de dobra da vida real que está sendo produzida por um novo tipo de motor conhecido como o EmDrive.

Desenvolvido pelo cientista americano Guido Fetta, este novo sistema de propulsão pode produzir um impulso sem a necessidade de qualquer tipo de propulsor. Agora, no entanto, há relatos que sugerem que quando os raios lasers são disparados através de câmara de ressonância do EmDrive, estes podem realmente viajar mais rápido que a velocidade da luz, uma descoberta que poderia indicar que a unidade está produzindo algo como um campo de dobra ou bolha.

Os resultados ainda têm que ser confirmados, mas isso poderia significar que não só é possível, como a dobra espacial já pode ter sido inventada pela NASA, ainda que por acidente.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.