Mistério das Cataratas de Sangue na Antártida pode ajudar na busca por vida em Marte

Um grupo internacional de cientistas da Natural Science Foundation (NSF) realizou uma expedição para investigar as misteriosas “Cataratas de Sangue”, localizadas na Geleira de Taylor e no Lago Bonney, na Antártida. Os pesquisadores descobriram uma série de condições que, surpreendentemente, sustentariam a hipótese da existência de vida em Marte. E como isso seria possível?

Segundo o artigo publicado pela revista Nature Communication, essas cataratas são alimentadas por enormes depósitos de água subterrânea, salgada e extremamente fria, em cujo interior poderiam viver seres microscópicos – e esse cenário climático é bastante parecido com o do Planeta Vermelho. Isso significa que nos dois locais poderiam se desenvolver formas de vidas similares.

Para essa descoberta, os pesquisadores utilizaram uma tecnologia inovadora, que permite escanear o subterrâneo antártico com o objetivo de conhecer sua composição. Ondas eletromagnéticas são enviadas ao subsolo e retornam com informações decodificadas sobre os minerais encontrados. As Cataratas de Sangue são geradas pela pressão da Geleira de Taylor sobre os materiais que estão debaixo dela. Trata-se de uma salmoura crionoconcentrada, com óxido de ferro, que é expelida com sua cor carmesim. Ou seja, Marte, que contém óxido de ferro em sua superfície, poderia esconder a mesma surpresa repleta de vida nas suas profundidades.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.