4 de maio: dia de Star Wars!

Você nerd, que passou o dia no Facebook e no Twitter, deve ter visto algumas menções ao “Dia de Star Wars”. Não se perguntou por quê?

Bom, bastaria dar uma olhada na Wikipedia né? Como sou bonzinho, e também porque ano passado estava me perguntando isso – o que é uma vergonha, pois o lema do Nerdices é, justamente, “A Força somos nós” – fui dar uma rápida pesquisada, com direito inclusive a trecho de vídeo do Mestre Yoda!

Vamos à explicação wikipediana:

O 4 de maio é considerado um feriado por fãs de Star Wars para celebrar a cultura de Star Wars e honrar os filmes. O dia é chamado de Dia de Star Wars por causa da popularidade de um trocadilho com o modo de chamar esse dia em inglês.

Como a frase “May the Force be with you” (em português, “Que a Força esteja com você”) é uma citação famosa muitas vezes falada nos filmes de Star Wars, os fãs comumente dizem “May the fourth be with you” (em português, “Que o quarto [no sentido numérico da palavra] esteja com você”) neste dia. Com isso, pode-se notar que o trocadilho apenas funciona em inglês, ficando sem sentido em português.

Em uma entrevista de 2005 para o canal N24 de notícias da TV alemã, foi pedido ao criador de Star Wars, George Lucas, que ele falasse a famosa frase “Que a Força esteja com você.” O intérprete simultaneamente interpretou a frase em alemão como Am 4. Mai sind wir bei Ihnen (“We shall be with you on May 4”, em português, “Vamos estar com você em 4 de maio”). Isso foi captado pela TV Total e foi ao ar em 18 de maio de 2005.

Em 2011, a primeira celebração organizada do Dia de Star Wars aconteceu em Toronto, Ontário, Canadá no Cinema Subterrâneo de Toronto. As festividades incluíram um Game Show de Trivia sobre a Trilogia Original; um concurso de fantasias com o juri composto por celebridades; e a exibição em tela grande dos melhores filmes, mash-ups, paródias, e remixes da web. A segunda edição anual aconteceu na sexta-feira, 4 maio de 2012.

Ano passado, em comemoração ao dia de Star Wars, houve uma maratona em São Paulo, com os atletas correndo usando roupas de personagens da saga. O que foi certamente muito engraçado 🙂

Gostou? Curta nossa fan page no Facebook!

 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.