Os dispositivos chamados de “Mini Power”, que mais parecem tabletes ou pílulas, são pequenos acumuladores de energia, feitos de papelão, com uma pequena placa no seu interior, capazes de se conectar a qualquer aparelho móvel e lhe dar carga extra de energia. Trata-se de um projeto criado pelo chinês Tsung Chin-Khsen, que propõe o desenvolvimento de três tipos de carregadores para dar duas, quatro, ou até seis horas de energia extra a qualquer aparelho, em qualquer momento e em qualquer lugar.
Eles foram feitos especialmente para serem vendidos em lojas, supermercados e máquinas automáticas. Além disso, esses pequenos dispositivos foram construídos de modo a permitir sua reciclagem: as unidades podem ser retornadas ao local em que foram adquiridas depois de esgotada sua carga energética. Atualmente, já existem carregadores descartáveis, mas seu design inovador parece ser a primeira alternativa verdadeiramente ecológica em relação ao problema das baterias descarregadas. É que a consciência quanto à sua reciclagem é um fator fundamental para o projeto, uma vez que o núcleo dessas pílulas de energia é feito de lítio e outros materiais perigosos para o meio ambiente.
A ideia de Chin-Khsen se baseou nas baterias de Sony, que aproveitam a glicose do papelão que as reveste para serem carregadas. Embora seja um projeto para o futuro, o conceito inovador ganhou o reconhecimento do Red Dot Awards.
Fonte: Espectador