Decifrado misterioso livro de feitiços egípcio

Investigadores e Historiadores de universidades australianas decifraram um manual do Antigo Egito que revela uma série de invocações e feitiços.

Entre outras coisas, o Manual do Ritual de Energia, como os investigadores o chamam , indica maneiras de criar feitiços de amor, exorcizar os maus espíritos e tratar icterícia, uma infecção bacteriana que existe até hoje e que pode ser fatal. O livro está datado de 1.300 anos, e está escrito em copta, uma língua egípcia. As páginas são encadernadas com pergaminho, um tipo de livro que os investigadores chamam de códice.


Entre os feitiços descritos no livro, há, por exemplo, a receita de como subjugar alguém. O códice diz que se deve proferir palavras mágicas sobre pregos e depois levá-los ao batente da porta, um em cada lado. Acreditam que o códice pode datar do século 7 ou 8. Durante esse tempo, muitos egípcios eram cristãos, e o códice contém uma série de invocações que referenciam Jesus.

No entanto, algumas partes do livro parecem mais associadas a um grupo chamado setianistas, que surgiu no Egito durante os primeiros séculos do cristianismo, que falava de Seth, o terceiro filho de Adão e Eva. Registos históricos indicam que os líderes da igreja consideravam os setianistas hereges e, no século 7, eles teriam desaparecido.

Apesar das suposições, ainda é um mistério quem teria usado este livro de invocações e feitiços. A origem da obra também é desconhecida. O que se sabe é que foi adquirido pela Universidade Macquarie, na Austrália, no final de 1981, de Michael Fackelmann, um vendedor de antiguidades de Viena. O vendedor afirmou que o códice tem origem desconhecida. Atualmente, a obra está no Museu de Culturas Antigas da Universidade Macquarie, em Sidney.

fonte: Livescience


Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

  1. Achei que encontraria a fórmula dos egipcios para fazer uma vara se transformar em serpente, ou pó em piolhos… hehehehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.